Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ana Paula Padrão operou para retirar pedras nos rins; beber água previne?

A apresentadora não estava no programa exibido no domingo (28) - Lucas Lima/UOL
A apresentadora não estava no programa exibido no domingo (28) Imagem: Lucas Lima/UOL

Do UOL VivaBem, em São Paulo

29/04/2019 12h30

Resumo da notícia

  • A jornalista disse que retirou pedras dos rins e aconselhou os fãs a beberem água. Segundo especialistas, tática é ideal para prevenir problema
  • A orientação geral é tomar bastante líquido, mas evitar bebidas que ajudam a formar pedras como refrigerantes, isotônicos e chá-preto
  • Diminuir o consumo de sódio também ajuda. Vale retirar o sal da mesa e evitar os embutidos (linguiças, salsichas), enlatados e industrializados

A apresentadora do Masterchef Ana Paula Padrão não apareceu na edição deste domingo (28) do programa. Em seu perfil no Twitter, ela contou que sua ausência ocorreu devido a uma operação para retirar pedras nos rins feita em fevereiro deste ano (quando o episódio foi gravado) e aconselhou seus seguidores: "Querem um conselho? Tomem água!". Segundo a jornalista, agora ela bebe 4 litros de água por dia. Mas será que essa tática funciona mesmo?

Segundo especialistas ouvidos pelo UOL VivaBem, realmente, a prevenção do problema está, sim, na água. O mais importante é manter uma ingestão adequada de líquidos (sem álcool e/ou açúcar): a recomendação diária é de 30 ml por quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 70 quilos precisa beber 2,1 litros de água por dia.

Também é fundamental praticar exercícios regularmente, mudar os hábitos alimentares, evitando o excesso de bebidas alcoólicas e refrigerantes, além de maneirar no consumo de sódio --a OMS recomenda o consumo de 2 g ao dia, mas algumas pesquisas apontam que é seguro ingerir até 5 g -- e não exagerar na ingestão de proteínas. A quantidade varia conforme o nível de atividade física de cada pessoa, mas a recomendação geralmente é de 0,8 g a 2 g do nutriente por quilo de peso corporal. Ou seja, uma pessoa com 70 kg deve comer até 140 g de proteína por dia.

Confira essas dicas que ajudam a prevenir o incomodo:

  • A orientação geral é tomar bastante líquido: existe até uma fórmula para saber a quantidade ideal para você. Basta multiplicar 30 ml pelo total de seu peso. Por exemplo, se você pesa 70 kg, deve tomar 2,1 litros (30 ml x 70 kg = 2,1 litros);
  • Mas evite bebidas que ajudam a formar pedras como refrigerantes, isotônicos e chá-preto;
  • Observe a cor do seu xixi: se ele estiver claro na maior parte do tempo, está tudo certo. Mas se for amarelo escuro ou laranja, é sinal de que você está bebendo pouca água;
  • Evite nutrientes podem promover a formação de pedras como o cálcio em excesso ou a sua falta, ácido úrico, oxalato, excesso de proteínas e sódio.
  • Consuma menos proteína e menos sódio: para isso, retire o sal da mesa, controle o consumo de carnes e evite ao máximo os embutidos (linguiças, salsichas etc.), enlatados e alimentos industrializados;
  • Aumente a ingestão de fibras: frutas, hortaliças, legumes, leguminosas e cereais integrais são boas fontes da substância.

Como é formado o cálculo renal?

Mais conhecido como pedra no rim, o cálculo renal é formado pelo acúmulo de cristais de cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) ou cistina (um aminoácido) dentro dos rins ou nos canais urinários (ureteres, bexiga e uretra). Se há um desequilíbrio, ou seja, maior quantidade desses elementos do que de líquidos (urina) no aparelho urinário, a sua dissolução é dificultada.

Os cálculos pequenos e localizados nos rins quase sempre são assintomáticos. A temida cólica, normalmente acompanhada de enjoo e vômito, só ocorre se eles obstruírem o ureter. A presença de sangue na urina é comum, e a complicação mais frequente é a infecção urinária.

Quais as causas?

Dentre as principais causas do problema, estão baixa ingestão de água, consumo excessivo de sódio e proteína, predisposição genética e distúrbios metabólicos. O quadro atinge três vezes mais os homens do que as mulheres, especialmente os com idade entre 20 e 30 anos.

Altas temperaturas --pois favorecem a transpiração e a desidratação -- obesidade, sedentarismo e problemas de saúde como hipertensão, hiperparatireoidismo (produção exagerada do hormônio PTH, aumentando os níveis de cálcio no sangue) e doença de Crohn são outros fatores que contribuem.

Qual o tratamento?

Tem que fazer a pedra sair. Dependendo do tamanho, elas podem ser removidas pela urina ou por cirurgia. Cálculos de até cinco milímetros de diâmetro têm 85% de chance de serem eliminados espontaneamente na urina, e os de até oito milímetros, 50%. O importante é beber bastante água para ajudar a mover a pedra. E tomar medicação para dor, se necessário.

Quando as pedras são maiores ou quando o quadro se agrava para uma infecção urinária, pode ser necessária a cirurgia endoscópica, para 'quebrá-las'.

O importante é ter acompanhamento médico para preservar a saúde do rim. "Uma pedra obstruindo o órgão pode levar a insuficiência renal se você não agir por dois ou três meses. A pedra pode parar de doer, mas continua lá, é perigoso. Fora que se tiver infecção renal com o rim obstruído, pode chegar a matar o paciente", diz Luiz Guidoni*, urologista da Clínica Guidoni.

* Fontes consultada na matéria sobre operação de cálculo renal, publicada no dia 19 de novembro de 2018.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado no resumo da notícia, Ana Paula Padrão retirou cálculos dos rins e não os rins. A informação foi corrigida.