Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Modelo morre após mal súbito na SPFW; o que é o problema e quem pode ter?

Talles Cotta morreu após um mal súbito que provavelmente foi provocado por um ataque epilético  - Josué Lima
Talles Cotta morreu após um mal súbito que provavelmente foi provocado por um ataque epilético Imagem: Josué Lima

Do UOL VivaBem

28/04/2019 11h25

Resumo da notícia

  • A principal hipótese é que Talles Cotta sofreu o mal súbito após ter um ataque epilético
  • O mal súbito é a perda repentina de consciência, que pode ser provocada por diversas condições --desde uma desidratação até um infarto
  • A morte geralmente ocorre quando o problema que gerou o mal súbito provoca a parada do coração
  • Em 90% dos casos, a arritmia cardíaca é a responsável pelo mal súbito, que pode acometer pessoas de qualquer idade

Nesse sábado (27), o modelo Tales Cotta, 26 anos, morreu após sofrer um mal súbito durante desfile na SPFW (São Paulo Fashion Week). Um comunicado do evento diz que Tales foi prontamente atendido pelos socorristas no local e levado ao hospital, mas não resistiu.

A causa do mal súbito não foi identificada, mas uma das hipóteses é que um ataque epilético ou convulsão gerou o problema.

O que é o mal súbito

O mal súbito é caracterizado pela perda repentina de consciência. Ele pode ser causado por diversas condições, que vão desde desidratação, grande estresse ou queda de pressão arterial (que levam a um desmaio) até doenças mais graves como AVC (acidente vascular cerebral), infarto e outros problemas cardiovasculares que podem provocar uma parada cardíaca.

Segundo uma pesquisa do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo), em 90% dos casos, a arritmia cardíaca (alteração do ritmo dos batimentos do coração) é a responsável pela morte por mal súbito. Diversos estudos mostram que as crises epiléticas estão diretamente associadas ao aumento da frequência cardíaca (taquicardia), por isso levantou-se a hipótese de que o problema provocou o mal súbito no modelo, mas a causa de morte ainda não foi determinada.

Quem pode ter o problema?

Por ter inúmeros fatores, o mal súbito afeta pessoas de qualquer idade, sexo e estilo de vida, segundo a Sobrac (Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca). Apesar de ser um problema inesperado, ele não é inevitável, especialmente quando provocado por doenças cardiovasculares.

Nesses casos, segundo Roberto Bizaco*, médico do Hospital das Clínicas de São Paulo, a melhor forma de prevenir o mal súbito é realizar um check-up cardiológico de uma a duas vezes por ano, para que o médico possa identificar se o paciente tem alguma doenças ou alteração cardíaca e orientar aos cuidados que a pessoa deve tomar.

Como socorrer alguém que teve mal súbito

A principal recomendação é agir rapidamente quando alguém perde a consciência. Conforme o manual TECA L (Treinamento de Emergência Cardiovascular para Leigos) da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), o procedimento de socorro deve seguir estes passos:

  1. Chame pela vítima e toque nela. Caso a pessoa responda, faça movimentos, esteja respirando e/ou com batimentos cardíacos, provavelmente o mal súbito não foi provocado por uma parada do coração. Espere alguns segundo para ver se ela recupera os sentidos, atenda suas necessidades (água, comida) e leve-a a um pronto-socorro para identificar o que houve.
  2. Se a vítima não responder e nem se movimentar, pode ser uma parada cardíaca. Peça para alguém chamar imediatamente uma ambulância (ligar 192) e depois buscar o desfibrilador (caso exista no local). Deite o paciente de costas no chão e inicie a massagem cardíaca.
  3. Quando o desfibrilador chegar, use o equipamento conforme instruções no aparelho até a chegada da equipe médica, que a partir de então ficará responsável pelo socorro.

Esses três passos podem e devem ser feitos por leigos quando não existe um profissional capacitado para socorrer a vítima, e são de extrema importância, pois podem salvar a vida da pessoa, segundo o manual da SBC.

*Fonte consultada em reportagem publicada em 10/12/2018.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube