Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


"Exercício virou meu grande remédio para depressão e perdi 23 kg em um ano"

Arquivo pessoal Thaissa Silva
Imagem: Arquivo pessoal Thaissa Silva

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

25/04/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Thaissa Silva, 31 anos, teve depressão e os medicamentos a deixavam com muito sono
  • Ela pediu para interromper o uso dos remédios, e o médico disse que autorizaria isso se a secretaria começasse a praticar exercícios
  • Ao incorporar a atividade física na rotina, Thaissa se motivou para mudar a dieta e perdeu 23 kg
  • Seus filhos também passaram a comer melhor e o mais velho deixou de ser obeso

"No fim de 2017, passei por problemas pessoais e fui diagnosticada com depressão. O médico prescreveu remédios para tratar a doença, mas eles me deixavam com muito sono. Eu me sentia inválida o tempo todo.

Quando pedi para interromper a medicação, o psiquiatra disse que poderíamos tentar, desde que eu seguisse sua proposta. Ele pediu para que, toda vez que me sentisse mal, eu fizesse algum tipo de exercício.

Thaissa Silva - antes e depois 2 - Arquivo pessoal Thaissa Silva - Arquivo pessoal Thaissa Silva
Imagem: Arquivo pessoal Thaissa Silva
Foi o melhor conselho que recebi na volta. Incorporei a atividade física à minha rotina e comecei a sentir vontade de cuidar de mim. Mudei a dieta e, após um ano de treinos e reeducação alimentar, consegui perder 23 kg e ganhar saúde. Hoje, consigo olhar para trás e reconhecer que o exercício físico foi meu remédio.

Para conseguir transformar o corpo, investi em treinos de musculação e atividades aeróbicas (corrida, bike) em forma de treinamento intervalado de alta intensidade, o HIIT. Também mudei o cardápio. Moro nos Estados Unidos há 15 anos e usava a alimentação como um escape para meus sentimentos. Comia tudo que sentia vontade, várias vezes ao dia.

Eu me consultei com uma nutricionista e aprendi a nutrir meu corpo de forma responsável: passei a comer mais frutas, verduras, legumes e carnes, além de evitar fast-food e industrializados. A partir daí, organizei uma rotina saudável e comecei a me amar mais, a ter mais força para viver minha vida.

Thaissa Silva antes e depois - Arquivo pessoal Thaissa Silva - Arquivo pessoal Thaissa Silva
Imagem: Arquivo pessoal Thaissa Silva
Aos fins de semana, eu saia da dieta e podia comer alguns alimentos mais calóricos, mas minha rotina em geral era bem regrada.

Sou secretária e moro com meus dois filhos (um de 14 anos e outro de 6 anos). Por conta do trabalho e das minhas tarefas como mãe, precisei redobrar a organização para conseguir manter a dieta. Eu preparava as refeições sempre um dia antes e, quando não dava tempo, acordava às 5h da manhã para cozinhar.

Cozinhar para meus filhos sempre foi um desafio, mas meus novos hábitos trouxeram algo ainda mais recompensador do que meus próprios resultados: meu filho mais velho era obeso e, em 3 meses, com acompanhamento, perdeu 20 kg. A autoestima dele melhorou tanto...

Eu me sinto muito feliz e realizada pela minha iniciativa —não tem preço ver um filho colocar alimentos saudáveis no prato em vez de um lanche fast-food, o que é muito acessível aqui.

Thaissa Silva - antes e depois 3 - Arquivo pessoal Thaissa Silva - Arquivo pessoal Thaissa Silva
Imagem: Arquivo pessoal Thaissa Silva
Não sei qual é o próximo passo na minha jornada, mas considero participar de competições de fisiculturismo. Gosto muito de falar sobre tudo o que passei, porque meu emagrecimento não foi só para ter um corpo mais bonito, e sim para tomar as rédeas da minha vida."

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube