Molécula de bactéria marinha pode trazer avanço para tratar melanoma

Divulgação National/Academy of Sciences
Imagem: Divulgação National/Academy of Sciences

Aline Tavares

Do Jornal da USP

21/04/2019 14h23

Em parceria com a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pesquisadores do ICB (Instituto de Ciências Biomédicas) da USP descobriram que a molécula seriniquinona, capaz de matar células tumorais de melanoma, poderá também ser eficiente para tratamento de células quimiorresistentes.

Segundo a professora Letícia Lotufo, do Departamento de Farmacologia do ICB, que ajudou a descobrir os efeitos da molécula, as pesquisas atuais indicam que a seriniquinona pode se tornar uma terapia importante para pacientes que desenvolvam resistência aos tratamentos convencionais. O primeiro estudo sobre a seriniquinona foi publicado em 2014 na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences).

A descoberta da molécula foi liderada pelo professor William Fenical, da UC, que trabalha até hoje em colaboração com o laboratório da professora Letícia para buscar uma terapia eficiente a partir da molécula. "A seriniquinona é muito insolúvel, o que é um problema na hora de aplicá-la pois ela não se distribui no organismo. O desafio seguinte foi realizar transformações na molécula para melhorar as suas propriedades e assim poder testá-la em animais", explica.

Atualmente, a equipe de Letícia Lotufo trabalha com uma molécula análoga, que tem características físico-químicas melhoradas e que é muito mais solúvel do que a original. Essa "nova" molécula foi testada em células tumorais resistentes - células de melanoma com mutações na proteína B-Raf que desenvolveram resistência ao tratamento com inibidores seletivos para essa proteína. Isso ocorre em cerca de 50% a 60% dos casos e, de acordo com a pesquisadora, faz com que o tratamento deixe de funcionar. Nesses casos a doença pode voltar de forma ainda mais severa.

Com esses testes, os pesquisadores descobriram que, mesmo em células tumorais resistentes, o efeito da seriniquinona não é perdido. Isso ocorre porque o seu mecanismo de ação não tem relação com a proteína B-Raf, e sim com a proteína dermicidina. "A dermicidina é responsável por promover a sobrevivência da célula tumoral, e a molécula seriniquinona inibe o seu funcionamento, provocando a morte celular", esclarece a professora.

Fármacos de origem natural

O laboratório de Letícia Lotufo busca novas possibilidades de fármacos anticâncer dentro da biodiversidade brasileira, analisando principalmente substâncias de origem marinha. A atuação consiste em coletar bactérias de diversos pontos do litoral brasileiro e isolar as substâncias presentes nessas bactérias, para testar o seu efeito em células tumorais.

No caso da seriniquinona, o próximo passo é continuar analisando o seu efeito em células resistentes a partir de testes em peles de biópsia humana e em animais, para que se possa pensar no desenvolvimento de uma terapia complementar àquelas já existentes.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS