Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Leo Stronda se machuca sério fazendo supino; como evitar lesão na academia?

Artista ficará seis meses longe dos treinos - Instagram/ Divulgação
Artista ficará seis meses longe dos treinos Imagem: Instagram/ Divulgação

Priscila Carvalho

Do Uol VivaBem, em São Paulo

12/04/2019 19h29

O cantor e influenciador Leo Stronda teve que passar por uma cirurgia nesta quinta-feira (11), depois de se lesionar em um treino na academia.

Em entrevista ao jornalista Leo Dias, o artista contou que estava fazendo supino no banco inclinado com uma carga bem alta e acabou rompendo o tendão do ombro esquerdo. Stronda ainda revelou que se não fizesse a operação poderia perder até 80% da força na região lesionada. Agora, o cantor vai ter que ficar seis meses sem fazer exercícios.

Assim como Stronda, é comum ver algumas pessoas se machucando durante exercícios físicos e permanecendo um longo tempo afastadas da atividade física. Para não se machucar, é muito importante tomar os seguintes cuidados.

Faça um bom aquecimento

Ele prepara músculos, articulações e até o coração e o cérebro para suportar todo o esforço que está por vir, explica Roberto Bizaco, médico do esporte do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo). No caso da musculação, você pode simplesmente fazer uma série de exercícios para o músculo que vai trabalhar com carga mais leve. Em esportes como corrida, futebol e basquete, um trote leve e alongamentos dinâmicos são indicados.

Respeite o seu limite

Procure respeitar os limites do seu corpo e não tente levantar um peso maior do que suporta --geralmente, treinar com até 80% da sua carga máxima já garante bons resultados. Ao fazer uma série, se perceber que o peso estava muito elevado, é melhor reduzi-lo um pouco na próxima série para não forçar demais músculos e articulações.

Descanse adequadamente

Durante o levantamento de peso, as fibras musculares sofrem microlesões e precisam de pelo menos 48 a 72 horas para se recuperar. Se você voltar a treinar forte antes desse período e exigir muito dos músculos enquanto eles ainda não estão regenerados, pode se machucar. Portanto, evite malhar um mesmo grupo muscular em dias seguidos. Lembre-se: descanso é parte essencial para a evolução física, pois é nesse momento que ocorre o aumento de força e massa muscular.

Não treine com dor

A dor geralmente é sinal de que algo não está bem com o corpo: você pode estar com uma pequena lesão ou o músculo ainda não se recuperou totalmente do último treino, por exemplo. Quando sentir algum desconforto anormal, não force a barra para treinar e descanse.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube