Topo

Enfiar o dedo no nariz alarga o buraco dele? Dá para afinar passando a mão?

Bárbara Silveira

Colaboração para o UOL VivaBem

10/04/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Cutucar o nariz por dentro, por mais frequente que seja, não é capaz de mudar seu formato ou tamanho
  • A sensação de que a narina cresce com a idade se deve à perda de firmeza da pele, que cede e faz a ponta do nariz parecer caída
  • Manipular o nariz por dentro ou por fora aumenta a exposição a bactérias e o risco de gripe e resfriado

Não é só criança que gosta de brincar com o dedo no nariz, não. Tem muito adulto que ainda não abandonou a mania de infância. E existem alguns mitos que envolvem esse hábito. Talvez para desanimar quem cutuca o nariz, não é raro ouvir que ao fazer isso com frequência a narina alarga. Já outros dizem que ao ficar passando os dedos da base até a ponta do nariz é possível afiná-lo --e alguns pais acreditam e acabam fazendo isso para mudar o formato do nariz de seus bebês.

É possível mudar o formato do nariz com as mãos?

Não é. Para modelar o formato do nariz, é necessário mexer em estruturas rígidas e internas, como ossos e cartilagens. Portanto, tirando os casos de pancadas e outros traumas na região, só com intervenção cirúrgica mesmo --seja para aumentar, seja para diminuir, seja para afinar o nariz.

As características faciais de cada pessoa são geneticamente desenhadas na concepção. Assim como as partes rígidas do órgão impedem que as narinas aumentem quando você as manipula por dentro, também não permitem que o nariz fique mais fino. Alguns pais podem até achar que o filho já grande tem o nariz estreito porque foi apertado ou massageado na infância, mas isso é crendice -- assim como achar que colando as orelhas do bebê com fita adesiva é possível diminuir a "orelha de abano".

O melhor, portanto, é esquecer a crença popular e deixar o nariz dos pequenos em paz -- a manipulação pode incomodar e até machucar o bebê ou a criança.

O nariz aumenta com o passar do tempo?

O formato do nariz como é na adolescência vai prevalecer pelo resto da vida. O que acontece (e acaba causando a impressão de que essa parte do rosto cresceu) é que, com o envelhecimento, a pele vai perdendo a firmeza --e isso vale para todas as áreas do corpo. Com a flacidez e sem o tônus da juventude, o contorno da face vai cedendo.

Isso também acontece com a ponta do nariz, que começa a "cair" por volta dos 50 ou 60 anos, dependendo dos hábitos de saúde e cuidados de cada pessoa com a pele do rosto. O fato é que esse "aumento" do nariz é um processo natural da idade e nada tem a ver com a mania de mexer nele.

Mexer muito dentro nariz é ruim?

Além de ser uma mania capaz de despertar repulsa nos outros, o costume pode provocar sangramento das narinas. Isso porque elas são estruturas repletas de microvasos sanguíneos, que podem facilmente ser danificados. Apesar de assustarem, as hemorragias nasais não são graves e, normalmente, o sangue logo estanca.

No entanto, cutucar o nariz com o dedo, por dentro ou por fora mesmo, principalmente se as mãos estiverem sujas, deixa o indivíduo mais exposto à contaminação por bactérias e vírus e, consequentemente, ficar doente.

O indicado é limpar o nariz durante o banho, na pia após lavar bem as mãos ou assoar com lenço, de preferência descartável.

Fontes: Fabio de Rezende Pinna, médico da ABOLR-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial); Marcio Nakanishi, presidente da ABR (Academia Brasileira de Rinologia); e Niveo Steffen, presidente da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube