Topo

Leites vegetais: veja dicas para usá-los em receitas

iStock
Imagem: iStock

Maria Carolina Buriti

Colaboração para o UOL VivaBem

02/04/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Pessoas que não podem tomar leite por serem veganas ou terem intolerância ou alergia podem usar bebidas vegetais como substitutos
  • No entanto, cada tipo de leite vegetal apresenta formas específicas ao serem utilizados em receitas ou mesmo com o cafézinho
  • O leite de aveia pode engrossar, enquanto o de inhame funciona bem com receitas salgadas
  • Veja as dicas das nutricionistas para usá-los

Os "leites" vegetais estão na moda. Há quem prefira usá-los no lugar do leite de vaca por conta sabor; outros, de fato, precisam consumi-las em substituição ao leite em razão de algum problema de saúde. Saborosas e nutritivas, essas bebidas são versáteis e, de uma maneira geral, podem ser utilizadas em qualquer receita em que o objetivo é substituir o leite de vaca.

Alguns cuidados, porém, são valiosos. Preparadas a partir de diferentes ingredientes, elas têm sabores também distintos. Lembre-se disso quando for usar uma bebida com o sabor muito acentuado, pois ela pode simplesmente mudar o gosto da receita escolhida. Algumas versões da bebida caseira podem mudar a consistência quando levadas ao fogo e acabar "engrossando" o preparo. Bebidas industrializadas podem sofrer alterações de consistência e sabor quando aquecidas, pois, podem conter aditivos e espessantes em sua fórmula. Ninguém quer ver a receita "desandar", então tome nota das dicas abaixo.

Leite de amêndoas

A bebida de amêndoas pode ser usada em qualquer receita. Ela é rica em gorduras boas e por isso vai bem quando a preparação pede cremosidade. Exemplos de uso: bolos, tortas, vitaminas, como o substituto do "leite" no café com leite, com achocolatado, chocolate quente. Sabe aquela "sobra" que fica na peneira quando preparamos a versão caseira da bebida? Não desperdice. Ela pode ser usada como uma versão de "ricota" de amêndoas. Basta temperar com sal, azeite e ervas.

Leite de aveia

A aveia é uma ótima fonte de fibras. Elas também responsáveis por fazer a bebida engrossar quando levada ao fogo. Então, avalie a receita, pois o uso da bebida de aveia pode fazer com que o seu preparo vire um mingau. Ela tem sabor bem acentuado. Você pode usá-la em vitaminas, mingaus, purê de batata, bolos. Na versão caseira da bebida, a "sobra" da peneira pode integrar parte da farinha de receitas de bolos e tortas.

Leite de inhame

Há receitas tanto com o alimento cru como cozido. A versão da bebida com o tubérculo cru pode trazer reações para algumas pessoas como coceira e ardência na boca. Essa é uma bebida mais rala e tem o sabor neutro, então é coringa para preparações doces e salgadas. Quando aquecida, ela pode mudar de cor e amarelar por conta das características do tubérculo. Pode ser usada em vitaminas, estrogonofe (como substituto do creme de leite) e molho branco. "Em receitas mais gordurosas, como estrogonofe e o molho branco, não vai ficar exatamente com o mesmo sabor, mas vai trazer a cremosidade que se espera", comenta Mônica Stockler, nutricionista e membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Leite de coco

A versão caseira da bebida de coco é muito saborosa e a gordura do alimento também garante cremosidade em diferentes receitas. Ela tem sabor suave e é mais líquida do que leite de coco vendido no supermercado. Aliás, são versões bem diferentes. "São 11 conservantes dentro da garrafinha, ela é bem doce e tem o sabor forte", explica Verônica Laino, nutricionista e colunista do UOL VivaBem. Uso: É muito versátil. Pode ser usada em bolos, tortas, doces, salgados, vitaminas, puro ou com chocolate em pó. Não jogue fora o resíduo da peneira, pois ela pode ser assada e virar farinha de coco para outras preparações.

Leite de castanha de caju

Ela vai ter uso semelhante à bebida de amêndoa. Ou seja, vai bem com quase tudo que pede cremosidade. A diferença é que o sabor da castanha de caju é mais forte, então ele pode se sobressair na receita preparada. Uso: semelhante à bebida de amêndoa. O sabor acentuado da castanha é uma ótima alternativa para patês. A nutricionista Verônica recomenda a bebida de castanha para fazer uma espécie de "queijo" vegetal. Para garantir a consistência é utilizada a gelatina vegetal ágar-ágar.

Leite de arroz

Ela é mais rala e tem um sabor ainda mais neutro que a versão da bebida de inhame. Uso: bolos, tortas, purês, doces e salgados. A "sobra" da peneira da bebida caseira pode ser utilizada para fazer bolinho de arroz.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube