Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Próximo ao dia da mentira, Ministério da Saúde desmente fake news

As fake news estão por todo o lado e precisamos aprender a identificá-las e desmenti-las - iStock
As fake news estão por todo o lado e precisamos aprender a identificá-las e desmenti-las Imagem: iStock

Erika Braz

Blog da Saúde

30/03/2019 10h15

Resumo da notícia

  • Fake news podem atrapalhar o acesso à saúde, por isso o Ministério da Saúde desmente três delas
  • O programa Brasil Sorridente não precisa de cadastro em site para ser utilizado
  • O chá de erva-doce não substitui a ação do remédio para gripe Tamiflu
  • Água de coco consumida quente não tem o poder de curar o câncer

"Fake News!". "Não compartilhe, porque é fake news". Talvez esta seja a palavra do momento. Está na língua do povo. Mas, afinal, o que significa fake news? Na tradução do inglês para o português é "notícia falsa". Nada mais, nada menos do que nosso famoso termo "É mentira!" E essas notícias falsas ou mentirosas, como preferir, chegam até nós muito facilmente por meio das redes sociais e de aplicativos de mensagens. Há também aqueles que são impactados por elas em meio a uma conversa com a família ou com os amigos.

As fake news estão por todo o lado e precisamos aprender a identificá-las e desmenti-las. Principalmente aquelas que envolvem a saúde. Sim, porque algumas destas notícias falsas podem e acabam impactando negativamente a nossa saúde. Receitas milagrosas contra doenças, informações desencontradas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a cura de algumas patologias, entre outras notícias fabricadas e criadas para nos enganar.

Com a chegada do Dia da Mentira, lembrado sempre no dia 1.º de abril, o Blog da Saúde decidiu reunir algumas das mais famosas fake News relacionadas à saúde para celebrar a data com a verdade, desmentindo estas notícias. Veja!

Brasil Sorridente

Um site falso que funciona como "phising", isto é, roubo de dados diz que, para ser atendido pelo Programa Brasil Sorridente, que oferece atendimento odontológico, é necessário o envio de informações pessoais. O SUS é gratuito e universal. Isso quer dizer que toda a população em território nacional tem direito à assistência em saúde bucal, portanto não é necessário fazer cadastro por telefone, por aplicativo ou link enviado por WhatsApp. Além disso, não há pré-requisitos para atendimento no programa. Caso receba essa solicitação de cadastro, não forneça seus dados e procure denunciar às autoridades competentes.

Nova gripe e o chá de erva-doce

Uma mensagem supostamente escrita pelo Hospital das Clínicas de São Paulo orienta as pessoas a tomarem chá de erva-doce e diz que tem a mesma função do medicamento Tamiflu. Isso foi esclarecido e é fake news. O chá de erva-doce não possui o princípio ativo do Tamiflu (fosfato de oseltamivir). Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe --especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações -- devem procurar, imediatamente, uma unidade de saúde. O médico é que vai avaliar a necessidade de prescrever uso do antiviral fosfato de oseltamivir. O remédio é prescrito em receituário simples e está disponível no SUS. O início do tratamento deve ser preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.

Água de coco quente cura câncer

Uma mensagem espalhada por meio de aplicativos assegura que água de coco quente mata células do câncer. A fake news vem acompanhada de uma receita para que as pessoas possam tomar a água e se curar contra diversos tipos de cânceres. Mas, o Ministério da Saúde alerta que não existe um alimento específico ou milagroso para a prevenção e/ou cura do câncer. Não existem evidências científicas que atribuam tal capacidade a água de coco quente. O que previne o câncer é praticar uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado e praticar atividade física. Uma alimentação saudável e protetora de câncer é composta por alimentos in natura, alimentos minimamente processados e preparações culinárias feitas com esses alimentos. Além disso, uma alimentação saudável também deve ser pobre em alimentos ultraprocessados (que são aqueles prontos para aquecer e consumir), pobre em carnes processadas e sem bebidas alcoólicas.

Como desmentir uma notícia falsa

Gostou da nossa seleção de mentiras? Para conhecer outras fake news da saúde e ajudar a propagar a verdade entre sua família e amigos, acesse saude.gov.br/fakenews.

Se desconfiar de alguma notícia relacionada à saúde e quiser tirar a dúvida, mande uma mensagem para o número de WhatsApp (61) 99289-4640. Este é um canal criado pelo Ministério da Saúde para combater as fake news. As informações virais serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. E viva a verdade!

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube