Topo

Ovo voltou a ser vilão e causa doenças? Quantos posso comer por dia?

Se sua preocupação é a saúde cardiovascular, antes de cortar o ovo da dieta reveja outros fatores que podem fazer mais mal, como sedentarismo e sobrepeso - Getty Images
Se sua preocupação é a saúde cardiovascular, antes de cortar o ovo da dieta reveja outros fatores que podem fazer mais mal, como sedentarismo e sobrepeso Imagem: Getty Images

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/03/2019 20h45

Resumo da notícia

  • Novo estudo afirma que ovo aumenta o risco de ter doenças cardiovasculares
  • Especialistas afirmam que são necessários mais pesquisas para comprovar que o alimento faz mal à saúde
  • Segundo os médicos, consumir até dois ovos por dia é seguro

Um estudo publicado neste fim de semana no JAMA (Journal of the American Medical Association) voltou a gerar polêmica sobre o ovo. Segundo a pesquisa, a cada meio ovo consumido por dia (equivalente a três ou quatro unidades por semana) aumenta, em média, em 6% o risco de ter doenças cardiovasculares e em 8% o risco de morte (por qualquer causa). Será que devemos reduzir o consumo do alimento e voltar a tratá-lo como vilão?

Calma! Se você tem uma dieta rica em alimentos naturais e pobre em industrializados não precisa excluir o ovo do cardápio. O cardiologista Bruno Valdigem, do Instituto Dante Pazzanese e do Hospital Albert Einstein, explica que são necessários mais estudos para identificar, de fato, o risco cardiovascular trazido pelo alimento.

Segundo o especialista, trabalhos científicos como esse têm falhas, já que a pessoas relataram o que comeram e não seguiram uma dieta específica sugerida pelos cientistas. No entanto, a pesquisa serve de alerta para pessoas que consomem ovo em quantidades exageradas no dia a dia.

Para Marcella Garcez Duarte, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), no Paraná, é importante notar que o estudo encontrou apenas uma associação e não pode provar que os ovos ou o colesterol causam diretamente doenças cardíacas. Além disso, a pesquisa avaliou as dietas das pessoas em um único ponto no tempo, não explicando as mudanças no cardápio dos voluntários durante a avaliação.

Quantos ovos posso comer por dia?

Para o ovo ou qualquer alimento, em geral, o que vale é a moderação. "Acredito que continua sendo seguro consumir dois ovos por dia, e não mais que isso", afirma Duarte.

A médica reforça ainda que o não há como falar que somente o ovo é o vilão nas dietas. Como o próprio estudo mostrou, o maior vilão para a saúde cardiovascular é o colesterol (presente no ovo, em carnes, laticínios, produtos industrializados). Na pesquisa, a cada porção de 300 mg de colesterol ingerido houve, em média, um acréscimo de 17% no risco de ter um problema cardiovascular e de 18% no risco de doenças que levem à morte.

Para consumir 300 mg de colesterol é preciso comer, por exemplo, aproximadamente três ovos de tamanho médio; ou meio quilo de picanha; ou 300 g de coxa de frango; ou 300 g de queijo parmesão. "Os ovos são fontes de colesterol, mas não são as maiores. Alguns alimentos ultraprocessados e fast-food podem ser muito piores ", alerta Duarte.

Os próprios autores do estudo científico afirmaram que só quem exagera no consumo de ovo devem ficar em alerta com o resultado da pesquisa e limitar a ingestão do alimento, pois os resultados do estudo não foram tão preocupantes. Segundo eles estimaram, se mil pessoas comerem meio ovo por dia, como no aumento do risco apontado pela pesquisa, somente 11 pessoas além do normal (para os EUA) vão desenvolver um problema cardíaco nos próximos 30 anos.

É realmente muito pouco e, para proteger a saúde cardiovascular, antes de fazer do ovo vilão vale muito mais combater outros inimigos que aumentam o risco de doenças, como sedentarismo, obesidade, diabetes, pressão alta, tabagismo, consumo excessivo de açúcar, alimentos processados e álcool.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube