menu

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Mulher tem reação alérgica grave a antibiótico no sêmen ao fazer sexo oral

iStock
Dizer que era alérgica ao medicamento foi importante para os médicos agirem rápido e resolverem o problema Imagem: iStock

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

2019-03-15T18:38:58

15/03/2019 18h38

Resumo da notícia

  • Médicos que acompanharam o caso acreditam que a reação foi causada por medicamento que seu parceiro ingeriu
  • Anafilaxia também pode ocorrer por alergia a outros medicamentos, alimentos e picadas de insetos específicos

Um caso pra lá de incomum foi publicado recentemente no periódico BMJ (British Medical Journal): durante o sexo oral, uma mulher teve uma anafilaxia --reação alérgica grave, que pode ser fatal --, devido à presença de amoxicilina, uma penicilina semissintética, no sêmen de seu parceiro.

De acordo com o The Daily Mail, a mulher, de origem espanhola, passou a vomitar e foi levada ao hospital, onde contou que era alérgica à penicilina, mas que não havia tomado o antibiótico. Os médicos acreditam que sua anafilaxia foi causada pela "transferência seminal de amoxicilina".

A anafilaxia tem como principais causas a alergia a medicamentos, alimentos ou picadas de insetos da ordem Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas). A condição pode levar à morte por asfixia causada pelo fechamento da laringe ou queda de pressão devido ao choque anafilático.

O médico Pedro Bianchi, diretor da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), explica que, apesar de não ser tão comum, substâncias como as de antibióticos podem ser passadas pelo sêmen, o que é especialmente perigoso para algumas pessoas.

Para que a saúde do paciente seja preservada, o melhor é agir o mais rápido possível. Por isso, foi importante a mulher dizer que tinha a alergia logo ao chegar no hospital, o que permitiu aos médicos identificarem e solucionarem o problema rapidamente. "No sexo, reações alérgicas podem acontecer pelo látex da camisinha ou até pelo próprio sêmen, por exemplo, o que dificultaria a investigação", diz Bianchi.

E se o caso parece distante demais para ser verdade, saiba que até comer amendoins e beijar uma pessoa que é alérgica pode causar a morte. Sempre bom discutir as alergias sérias com seus parceiros e parceiras, certo?

#Jairo: o sêmen do meu namorado tem o gosto forte; dá para melhorar?

VivaBem

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube