Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Sinto muita vontade de fazer xixi no meio da noite. Por que será?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

05/03/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Vontade de urinar muitas vezes a noite pode estar ligado à hábitos, como consumir muitos líquidos antes de dormir
  • No entanto, existem diversos quadros que se relacionam com o problema, como diabetes, insuficiência cardíaca e até câncer de bexiga
  • Entenda melhor como esses problemas podem aumentar quanto de xixi você faz a noite

Ter vontade de fazer xixi justamente na hora de dormir pode ter causas muito simples, como o clássico beber muita água, bebidas com cafeína ou álcool antes de se deitar, ou até a idade (a produção de hormônio antidiurético diminui ao longo dos anos). Mas ela também pode ser o sintoma de algo mais grave.

A nictúria, como é chamado esse hábito de urinar à noite, pode ser causada por diabetes ou insuficiência cardíaca. Enquanto a primeira doença pode gerar alteração nas taxas de açúcar, fazendo a pessoa ir mais vezes ao banheiro, o problema no coração pode fazer com que o indivíduo retenha mais fluídos, já que a circulação não funciona direito, e esse líquido é eliminado pela urina.

A infecção urinária e um problema chamado bexiga hiperativa, que faz a bexiga se contrair involuntariamente --ambas mais comuns entre as mulheres -- também podem ser as causas. Nos homens, o aumento da próstata com a idade está relacionado com a maior necessidade de urinar. Nesse caso, a glândula começa a pressionar a uretra, impedindo que a bexiga se esvazie totalmente.

Além disso, estresse, ansiedade, insônia, doenças neurológicas, cálculos renais, câncer na bexiga, gravidez, fatores hereditários, alterações por parto ou cirurgias anteriores também estão entre as possíveis causas. O tratamento dependerá do diagnóstico, por esse motivo, se você está sofrendo com a nictúria, é melhor procurar um médico.

Fontes: Marcelo Bendhack, presidente da UROLA (Sociedade Latino-Americana de Uro-Oncologia), doutor em uro-oncologia pela Universidade de Düsseldorf (Alemanha) e em clínica cirúrgica pela UFPR (Universidade Federal do Paraná); Luiz Renato Guidoni, médico urologista coordenador de Equipe de Urologia do Hospital São Luiz Anália Franco.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube