Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Trip sem catinga: 5 dicas para sentir limpo e refrescado em viagens longas

Viajar por muito tempo causa aquela sensação de exaustão e sujeira, mas há como melhorar - iStock
Viajar por muito tempo causa aquela sensação de exaustão e sujeira, mas há como melhorar Imagem: iStock

Eric Ravenscraft

Do The New York Times

02/03/2019 04h00

Quando você passa o dia inteiro em um avião, trem ou carro, é difícil ficar - e se sentir - limpo e revigorado, mas o fato é que, só porque vai encarar um voo de doze horas, não significa que você tenha de sair do avião fedendo. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a se sentir bem, mesmo naqueles dias de viagem longos e cansativos.

Use roupas esportivas

Poucas atividades resultam em tanto mau cheiro corporal como a malhação, mas as empresas de roupas esportivas conseguiram contornar o problema muito bem. Essas peças foram idealizadas para retirar a umidade do organismo, matar as odiosas bactérias e, de quebra, ser confortáveis mesmo quando você tiver de se mexer muito. Mesmo assim você tem de lavá-las, óbvio. Entretanto, se deixar uma ou duas peças limpas para os dias de viagem, provavelmente vai estar com um cheirinho um pouco melhor naquela última hora de avião lotado.

Evite perfumes ou colônias fortes

Se você acha que há uma nuvem de fedor ao seu redor, pode ficar tentado a disfarçá-la com perfume, colônia ou algum tipo de spray; faça um favor aos passageiros à sua volta e nem tente. Aromas carregados podem incomodar tanto quanto a fedentina corporal, e são tão inevitáveis quanto ela em espaços confinados. Melhor optar por um desodorante básico. Você pode até tentar usar lenços e toalhas umedecidas - que nem se comparam com um banho, é verdade, mas podem oferecer algum alívio.

Aproveite as chances de se refrescar

Na verdade, não é nem o caso de ficar sem banho ou poder escovar os dentes durante suas andanças; para os viajantes frequentes, o lounge do aeroporto que oferece chuveiros pode ser uma opção (ou, se o desespero for grande demais, dá até para comprar o passe para alguns deles). Alguns trens de longa distância oferecem banheiros públicos ou privativos que podem incluir chuveiro. Se for viajar de carro, certamente você vai encontrar banheiros públicos com chuveiro em vários lugares, incluindo as academias comunitárias e os YMCA. Há quem ache imperdoável escovar os dentes ou se lavar na pia do banheiro do aeroporto, mas você certamente não é o primeiro nem será o último a se aventurar. Na pior das hipóteses, ter consigo algumas toalhas umedecidas pode ser uma excelente opção.

Mantenha-se hidratado

Manter-se hidratado é sempre saudável, mas é fácil você se esquecer disso quando está em trânsito o dia inteiro. Entre outros benefícios, a água ajuda a combater o mau hálito: quando a boca fica seca, a saliva não consegue cumprir sua função de manter a boca limpa e livre de bactérias. Evita também que você sue demais, o que ajuda a conter o odor corporal. Boa ideia também é não consumir bebidas alcoólicas nem refrigerantes, que tendem a deixar a boca mais seca, como também alimentos de sabor e gosto muito fortes, como alho, cebola e comidas temperadas demais.

Leve um saco plástico extra

No fim do dia, ao voltar para o hotel, você traz consigo roupas sujas que vai ter de pôr de volta na mala. Não jogue tudo ali dentro direto, para evitar contaminar as peças limpas; melhor colocá-las primeiro dentro de um saco plástico, para mantê-las isoladas do resto. E se estiverem particularmente sujas ou suarentas - talvez após um longo dia de caminhada na cidade, sob sol forte -, deixe-as penduradas durante um tempo antes de pô-las na sacola.

#SemFrescura: você já enjoou ao andar de carro? É seu cérebro dando pane

UOL Notícias

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube