Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Células assassinas ajudam médicos na criação de vacina universal para gripe

Novo estudo encontrou células que podem ser usadas para uma vacina que preveniria contra todos os tipos de gripe - iStock
Novo estudo encontrou células que podem ser usadas para uma vacina que preveniria contra todos os tipos de gripe Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

23/02/2019 14h42

Resumo da notícia

  • Cientistas descobriram que existem células (apelidadas de assassinas) que ajudam a prevenir todos os tipos de gripe
  • Uma vacina com as tais células eliminaria a necessidade de se vacinar todos os anos ao imunizar de uma vez contra qualquer tipo de vírus influenza

Cientistas estão mais perto de fazer uma vacina que funciona para todo tipo de gripe --pense que ótimo seria não ficar com o nariz fungando durante o inverno. 

Atualmente, você repete a vacina todo ano por existirem vários tipos de vírus influenza e cada um deles precisa ser tratado de modo. Assim, os médicos selecionam aqueles que estão circulando com maior frequência a cada período e você se imuniza apenas contra esses. 

Porém, os resultados da nova pesquisa, divulgada na revista científica Nature Immunology, identificaram um composto que é comum em todas as gripes e poderia te imunizar com uma vacina universal. A descoberta está sendo tratada como um extraordinário avanço na medicina.

Como o estudo foi feito

  • Pesquisadores analisaram várias cepas de gripe, com vírus influenza A, B e C;
  • Foram computadas também as reações de diferentes tipos do vírus no sangue e pulmões de humanos, além de testes de vacinação;
  • Os dados mostraram que células chamadas "T assassinas", que agem protegendo nosso organismo na resposta imune, ofereceram proteção contra todos os vírus influenza;
  • Ao imunizar alguém com o peptídeo responsável por ativar as células "T assassinas", o nível de vírus da gripe e inflamações nas vias aéreas foi totalmente reduzido.

Ainda é preciso aprofundar a pesquisa, mas a descoberta deixa médicos otimistas por poder levar ao desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe.

Lendo a matéria você ficou preocupado com seu nariz entupido? Cuidado que ficar com meleca escorrendo não é sinônimo de gripe. O UOL VivaBem mostra as diferenças entre gripe e resfriado:

Quais os sintomas da gripe?

  • Febre alta;
  • Dor muscular;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Coriza;
  • Tosse seca;
  • Febre --que dura em torno de três dias.

Como se transmite a gripe?

O influenza pode ser transmitido de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar. Ou por meio indireto, como suas mãos tocando superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado.

Por quanto tempo o vírus influenza pode permanecer em superfícies?

Sabemos que alguns vírus e bactérias vivem por duas a oito horas em superfícies, como o botão do elevador. Lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir o risco de se contaminar.

Como tratar a gripe?

Pessoas com gripe devem beber bastante água e descansar. A maioria dos pacientes se recupera dentro de uma semana. Os medicamentos antivirais para a gripe podem reduzir complicações e óbitos, embora os vírus do tipo Influenza possam desenvolver resistência aos medicamentos. Os remédios são especialmente importantes para grupos de alto risco. Eles devem ser administrados precocemente --dentro de 48 horas após o início dos sintomas.

Quais os sintomas do resfriado?

  • Tosse;
  • Congestão nasal;
  • Dor no corpo;
  • Dor de garganta; 
  • Apesar de parecidos com os da gripe, são mais brandos e duram menos tempo -entre dois e quatro dias. 

Como se transmite o resfriado?

Da mesma maneira que a gripe. Portanto, as medidas preventivas utilizadas para evitar a gripe também devem ser adotadas para prevenir os resfriados.

Existem outros quadros que podem ser confundidos com a gripe?

Outra doença com sintomas parecidos e que pode ser confundida com a gripe é a rinite alérgica. Os principais sintomas são espirros, coriza, congestão nasal e irritação na garganta. A rinite alérgica não é uma doença transmissível e sim crônica, provocada pelo contato com agentes alergênicos --substâncias que causam alergia, como poeira, pelos de animais, poluição, mofo e alguns alimentos.

#SemFrescura: frio do ar-condicionado dá gripe? Balde d'água evita secura?

VivaBem

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube