Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sistema de inteligência artificial traduz sinais cerebrais em palavras

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

21/02/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Pacientes com ELA, entre outras doenças, podem perder a capacidade de falar
  • Cientistas desenvolveram inteligência artificial que associa os sinais cerebrais às palavras

A voz é um dos sentidos que nos conectam com o mundo. Quando bebês, aprendemos a falar por necessidade de chamar nossos pais ou pedir água. No entanto, algumas doenças, como a esclerose lateral amiotrófica, tiram essa capacidade das pessoas. Pensando nessas pessoas, cientistas desenvolveram um sistema que pode traduzir os sinais cerebrais de comunicação em palavras. 

A pesquisa foi feita com inteligência artificial, o mesmo tipo de tecnologia que faz a Siri, do iPhone, responder a nossas perguntas. Com esse recurso, foi possível treinar o sistema sintetizador de voz a associar os sinais cerebrais às palavras que as pessoas gostariam de vocalizar. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports.

"Pedimos que pacientes com epilepsia que já estavam passando por uma cirurgia no cérebro ouvissem frases ditas por pessoas diferentes, enquanto medimos os padrões de atividade cerebral. Esses padrões neurais treinaram o sintetizador", disse Nima Mesgarani, cientista que desenvolveu a pesquisa, ao site da Universidade de Columbia.

Em seguida, os pesquisadores pediram aos mesmos pacientes escutarem alto-falantes recitando dígitos entre 0 e 9, enquanto registravam os sinais cerebrais que poderiam ser transmitidos pelo sintetizador. O som produzido pelo sintetizador em resposta a esses sinais foi analisado para obtenção da voz com som robótico recitando uma sequência de números.

"Nesse cenário, se o usuário pensar 'eu preciso de um copo de água', nosso sistema pode pegar os sinais cerebrais gerados por esse pensamento e os transformar em fala verbal sintetizada", completou Mesgarani.

Desvendando a esclerose lateral amiotrófica

Esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença em que os músculos vão perdendo a capacidade de reproduzir os sinais que o corpo manda. Ela pode começar com uma perda de força nos membros mas avançar para dificuldade de respiração e de fala. 

Não há cura para ELA, mas seu rápido diagnóstico permite que a doença se desenvolva mais lentamente sob o uso de medicação.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube