Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


John Mayer diz ter 3 mamilos; condição é comum e há quem tenha até 4

Maria Júlia Marques

Do UOL VivaBem, em São Paulo

30/01/2019 10h27

O cantor John Mayer fez uma revelação íntima e mostrou durante um programa na internet que tem um terceiro mamilo. Pois é, pode ser que essa informação não mude a vida de ninguém, mas a exposição do mamilo extra gerou curiosidade e dividiu opiniões entre quem já tenha visto e ache isso normal e aqueles que ficaram chocados. 

Ter um terceiro mamilo não é nada demais, e o cantor não é o único ser humano com a condição --inclusive Harry Styles, também cantor, já brincou e mostrou em clipes ter quatro mamilos. 

via GIPHY

Vamos deixar claro que o nome correto para isso é mamilo supranumerário, e não é algo raro, cerca de 10 a 15% da população tem, de acordo com Rogério Fenile, mastologista pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro titular da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia). 

Ter mais de um par de mamilos é praticamente uma falha de comunicação. Acontece que quando somos embriões temos uma linha mamária, que vai da virilha até a axila, e que dita onde os mamilos ficarão. "Ao longo do desenvolvimento do neném, essa linha encurta, até que fica apenas a mama. Porém, podem ocorrer alguns erros durante essa regressão e mamilos aparecem onde a linha esteve", explica Fenile. Ou seja, você já nasce com essa condição, não é algo que aparece com a idade. 

Os lugares mais comuns para o aparecimento de mamilos supranumerários são na linha do tórax nos homens e perto das mamas e axilas nas mulheres. 

E nem sempre o mamilo a mais realmente parece com os dos seios, eles podem ser confundidos com manchas, verrugas ou pintas. "Eles existem em vários formatos e tamanhos. Quem é leigo pode olhar o corpo e nem saber que tem um mamilo a mais, mas para médicos é mais fácil de diagnosticar, ele tem uma pontinha," diz Fenile.

O importante é não ficar preocupado, a presença de um mamilo supranumerário não está ligada a maiores riscos de doenças e não exige nenhum tipo de tratamento. "É algo que vai ficar ali na sua pele, não trará mal algum, não precisa operar ou fazer exames. As pessoas que optam por cirurgia vão mais por uma questão estética, principalmente adolescentes," afirma Fenile. 

Caso você sinta alguma dor, é preciso consultar um médico, uma vez que existem chances de ter tecido mamário na região. "Assim como o mamilo, uma mama supranumerária pode ter se desenvolvido na região e o tecido pode inchar e doer. Nesses casos um profissional pode avaliar qual a melhor ação para evitar incômodos," completa Fenile.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube