Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulheres que sofrem pressão no trabalho têm maior ganho de peso, diz estudo

Estudo feito na Suécia mostra que o sexo feminino é o mais afetado - PeopleImages/iStock
Estudo feito na Suécia mostra que o sexo feminino é o mais afetado Imagem: PeopleImages/iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

28/01/2019 12h41

Quem já sentiu algum tipo de pressão no trabalho sabe como o estresse pode afetar diferentes áreas da vida. 

Agora, um estudo publicado na revista científica International Archives of Occupational and Environmental Health, demonstra que sentir uma pressão exacerbada pode predispor levar mulheres de diferentes áreas profissionais ao ganho de peso. 

A pesquisa foi feita com base no Västerbotten Intervention Program, um estudo populacional da Suécia com 3.872 pessoas. O peso e as demandas de trabalho dos homens e mulheres participantes foram analisados em três momentos diferentes durante um período de 20 anos. Depois, eles foram seguidos de 30 a 50 anos ou de 40 a 60 anos

Para estimar o nível de estresse do trabalho, os entrevistados foram questionados sobre seu ritmo, pressões psicológicas, se havia tempo suficiente para suas funções e com que frequência as demandas feitas eram contraditórias.

"Conseguimos ver que as altas demandas de trabalho tiveram um papel no ganho de peso das mulheres, enquanto não houve mudanças significativas para os homens", informa Sofia Klingberg, principal autora do estudo.

Os resultados mostram que os trabalhadores de ambos os sexos com baixo grau de controle em suas funções mais frequentes ganharam um peso definido em 10% ou mais.

Por outro lado, a exposição prolongada a altas demandas de trabalho afetou apenas as mulheres. Em pouco mais da metade das participantes submetidas a altas demandas, um grande aumento no peso ocorreu ao longo dos 20 anos --cerca de 20% maior do que em mulheres sujeitas a baixas demandas de trabalho.

"Não investigamos as causas subjacentes, mas pode ser uma combinação de demandas de emprego e maior responsabilidade pelo lar que as mulheres geralmente assumem. Isso pode tornar difícil encontrar tempo para se exercitar e ter uma rotina saudável ", explica Klingberg.

Os responsáveis pela análise acreditam que a identificação de grupos suscetíveis ao estresse pode render esforços para reduzir não apenas o ganho de peso, mas também a incidência de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube