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Um manual para te ajudar a comprar melhor


Mostarda amarela, escura ou Dijon? Veja como usar e cuidados ao comprar

Marcia Albuquerque/UOL VivaBem
Imagem: Marcia Albuquerque/UOL VivaBem

Thais Szegö

28/01/2019 04h00

A mostarda é um molho muito usado em fast foods, mas também pode participar de receitas e nesses casos possui vantagens: tem poucas calorias e conta com vitaminas, como a A, C, E e K, minerais como o cálcio, fósforo e magnésio e antioxidantes. 

Entretanto, o excesso nunca faz bem, pois o condimento tem bastante sódio e pode provocar mal-estar estomacal, especialmente em quem já tem problemas gástricos. 

Mas vale a pena utilizá-lo com parcimônia, já que ele dá um gostinho especial aos mais variados pratos. Conheça os diversos tipos e veja como escolher o melhor produto pra você.

Nutricionalmente as mostardas são muito semelhantes: há mais mudanças no sabor e na quantidade de sódio encontrada em cada uma, mas isso varia também de marca para marca.

Amarela: com sabor mais discreto, é a mais consumida no Brasil e sua tonalidade é resultado da inclusão da cúrcuma à receita. Essa variedade combina praticamente todos os tipos de alimento. 

Granulada ou ancienne: elaborada com grãos de mostarda castanha (clara e torrada), geralmente utilizados inteiros, tem um gosto mais picante. Vai muito bem com carnes, aves e peixes, especialmente os frios.

Preta ou escura: é proveniente da Alemanha e tem sabor bem característico. Na sua receita geralmente são encontradas sementes de mostarda negra, açúcar caramelizado, raiz-forte ralada, vinagre de vinho, curry, pimenta e especiarias em geral. É indicada principalmente para acompanhar salsichas e carnes.

Dijon: como o próprio nome indica, é originária da região de Dijon, na França. É preparada a partir dos grãos de mostarda negros moídos e misturados a vinho branco, vinagre e sucos ácidos ou ácido cítrico. Seu sabor é suave, por isso é uma boa companhia para saladas.   

Light: esse termo indica que houve a redução de no mínimo 25% de algum nutriente. No caso da mostarda isso geralmente diz respeito ao sal, o que faz com que essa versão seja mais saudável. 

Cheque sempre a quantidade de sódio do alimento
No caso das mostardas, esse é um dos fatores que mais difere entre um produto e outro e pode ser determinante na hora da compra, principalmente no caso de pessoas que têm restrição desse nutriente na alimentação. A Dijon, por exemplo, costuma ter mais do que o dobro desse elemento do que a amarela. 

A lista de ingredientes também deve ser conferida
Fique atento à presença de componentes como ovos, mel, queijo, vinagre e pimentas, que podem alterar os valores nutricionais e o sabor do condimento. Confira também se ele é rico em corantes e conservantes e lembre-se que os itens que aparecem no início da relação são os presentes em maior quantidade. 

Veja o estado geral da embalagem
Nada de colocar no carrinho produtos danificados ou com qualquer sinal de violação. O ideal também é se possível verificar se a mostarda está com alguma característica estranha, como a coloração. 

O vidro e o plástico são equivalentes no quesito conservação
No que diz respeito ao material, elas oferecem os mesmos benefícios à mostarda. Mas, as que não necessitam do uso de talheres para a sua aplicação são mais higiênicas, pois evitam o contato do alimento com elementos externos que podem prejudicá-la e é indicado não encostar o biquinho na hora do uso. Em outros casos, não coloque a faca, a colher ou o garfo dentro do pote depois de colocá-los na boca ou encostá-los em alguma superfície. 

Informação nutricional

Amarela

  • Porção 12 gramas (uma colher de sopa)
  • Valor energético: 10 kcal
  • Carboidratos: 1,5 gramas
  • Sódio: 86 miligramas

Escura

  • Porção 12 gramas (uma colher de sopa)
  • Valor energético: 13 kcal
  • Carboidratos: 1,2 gramas
  • Sódio: 86 miligramas

Dijon

  • Porção 12 gramas (uma colher de sopa)
  • Valor energético: 11 kcal
  • Carboidratos: 0,6 gramas
  • Sódio: 190 miligramas

Ancienne

  • Porção 12 gramas (uma colher de sopa)
  • Valor energético: 14 kcal
  • Carboidratos: 0,9 gramas
  • Sódio: 200 miligramas

Light

  • Porção 12 gramas (uma colher de sopa)
  • Valor energético: 7 kcal
  • Carboidratos: 0,6 gramas
  • Sódio: 60 miligramas

Fontes: Angelica Grecco, nutricionista do Instituto Endovitta, em São Paulo, com pós graduação em nutrição clínica e enteral e parenteral no GANEP, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, e Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição, também na capital paulista, especialista em nutrição clínica, geral, e esportiva e pós graduada em nutrição clínica e vigilância sanitária. 

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