Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ter tatuagem afeta vida sexual e saúde mental, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/01/2019 16h55

Um estudo feito por cientistas da Universidade de Miami (EUA) mostrou que pessoas com tatuagens são mais propensas a serem diagnosticadas com problemas mentais e do sono.

Mas calma. Não é porque você tem uma tatuagem no corpo que terá alguma doença ou de fato dificuldade para dormir. 

De acordo com os cientistas, o intuito da pesquisa foi alertar os profissionais de saúde a serem mais rigorosos nas perguntas sobre comportamento dos pacientes ao notarem uma tatuagem. Isso inclui preocupação em relação à saúde mental, por exemplo. 

Publicado no periódico International Journal of Dermatology, o trabalho científico mostrou também que aqueles que tinham a arte no corpo eram mais engajados em comportamentos arriscados, como fumar e ter muitos parceiros sexuais. 

A equipe recrutou 2008 americanos que responderam questões relacionadas à saúde, se tinham algum problema mental ou problemas para dormir. Eles também foram questionados se eram fumantes, se já passaram algum tempo na prisão e o número de parceiros sexuais. 

No final do trabalho, a pesquisa mostrou que quem tinha tatuagem era mais propenso a se envolver em todos os comportamentos acima do que aqueles sem o desenho no corpo. 

"Pesquisas anteriores estabeleceram uma associação entre ter uma tatuagem e se envolver em comportamentos de risco", concluiu, Karoline Mortensen, uma das autoras do estudo. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube