Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Novo remédio consegue acabar com parasitas da cegueira dos rios

Cientistas descobriram molécula capaz de atacar o ciclo de reprodução desses parasitas - iStock
Cientistas descobriram molécula capaz de atacar o ciclo de reprodução desses parasitas Imagem: iStock

Do UOL VivaBem

24/01/2019 04h00

Com apenas uma picada de mosquito, os parasitas da oncocercose podem se espalhar pelo corpo de uma pessoa e torná-la cega. Também chamada de cegueira dos rios, o tratamento da doença envolve uma medicação para exterminar estes organismos, que são muito resistentes. 

Um estudo, publicado no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, desenvolveu uma molécula que é capaz de acabar com o parasita da oncocercose em até sete dias. Ele age ao matar a bactéria Wolbachia, que é necessária para o ciclo de reprodução da doença. O tratamento também será indicado para o combate da elefantíase, já que o verme causador também depende da Wolbachia para se reproduzir. 
 
A molécula que é a chave para este tratamento foi batizada de AWZ1066S. Os cientistas britânicos chegaram até ela ao buscar por uma droga que pudesse atingir a Wolbachia de forma muito específica. Caso contrário, ela poderia causar um desequilíbrio na saúde dos pacientes, já que as bactérias fazem parte do funcionamento do nosso corpo. 

Além de ter uma ação específica contra a bactéria, outra característica que tornou a AWZ1066S uma candidata à medicação contra oncocercose  foi sua capacidade de ser administrada em pílulas. Por serem doenças que atingem pessoas mais pobres e comunidades isoladas, o tratamento mais indicado é o que não depende de injeções e idas ao hospital. Agora, as evidências encontradas pelo estudo britânico precisam ser testadas em humanos. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube