Tudo sobre Alzheimer

Sintomas, Cuidados e Tratamento

Bactéria da periodontite é localizada em cérebro de pessoas com Alzheimer

Bactéria também foi encontrada no cérebro de pessoas com Alzheimer - Getty Images
Bactéria também foi encontrada no cérebro de pessoas com Alzheimer Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

24/01/2019 11h36

O que o cérebro pode ter a ver com a saúde bucal? Um novo estudo publicado no periódico Science Advances na terça-feira, 23, relacionou uma bactéria da boca com mudanças no cérebro relacionadas ao Alzheimer.

Os pesquisadores da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, descobriram que a bactéria Porphyromonas gingivalis, causadora da periodontite crônica, também vive no cérebro de pessoas com Alzheimer. O estudo também descobriu que, em camundongos, as bactérias desencadeiam mudanças cerebrais típicas da doença.

Para investigar se a bactérias estavam causando doenças, a equipe esfregou a bactéria P. gingivalis nas gengivas de camundongos saudáveis a cada dois dias, durante seis semanas. Mais tarde, eles detectaram as bactérias no cérebro dos animais, juntamente com neurônios que estavam morrendo e níveis mais altos do que o normal da proteína beta-amiloide.

Os cientistas também analisaram os cérebros de humanos com Alzheimer e detectaram enzimas tóxicas —chamadas de gingipains— que a P. gingivalis usa para se alimentar de tecido humano em 96% das 54 amostras, e encontrou as próprias bactérias em três cérebros com Alzheimer.

As bactérias e suas enzimas foram encontradas em níveis ainda mais elevados naqueles que sofreram pior declínio cognitivo e tinham mais acúmulo de beta-amiloide e tau.

Ao tentarem reduzir as infecções nos camundongos, os pesquisadores deram aos animais uma droga que bloqueou a ação das enzimas tóxicas da P. gingivalis no cérebro melhor do que um antibiótico comum, e reduziu a produção de beta-amiloide e a neurodegeneração resultante.

Em testes iniciais com voluntários humanos, uma droga semelhante parecia segura e mostrou sinais de melhora na cognição em nove participantes com doença de Alzheimer, diz a empresa que financiou a pesquisa. Um estudo maior está programado para começar este ano.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo