Topo

Origem da água altera sabor e quantidade de antioxidantes no chá-verde

O chá-verde feito com água de garrafa possui mais catequinas, que ajudam a combater radicais livres - iStock
O chá-verde feito com água de garrafa possui mais catequinas, que ajudam a combater radicais livres Imagem: iStock

Do UOL VivaBem

23/01/2019 04h00

Não é de hoje que o chá-verde é adorado por pessoas que buscam mais saúde, principalmente por ser uma ótima fonte de antioxidantes. E, justamente por ser muito consumido, os cientistas das Universidade Cornell (EUA) decidiram investigar o impacto que o tipo de água usado no preparo gera na bebida. 

Para isso, foram recrutados 100 participantes que degustaram o chá-verde (feito das folhas frescas da Camellia  sinensis) preparado com água engarrafada ou da torneira, usando um método chinês de infusão, que usa uma porcelana específica que absorve o calor sem comprometer a qualidade final do chá. 

De acordo com a pesquisa publicada no periódico Nutrients, a quantidade de EGCG (epigalocatequina galato), um dos fitonutrientes de ação antioxidante benéfico para as células do organismo, foi quase duas vezes maior na bebida feita com água engarrafada. Isso aconteceu porque os níveis de cálcio, magnésio e ferro são mais altos na água que vem da rede pública de saneamento, e essas substâncias interferiram drasticamente na liberação de EGCG.

Além do impacto nutricional, o sabor também sofreu interferência conforme a fonte de água: a da torneira dessa vez levou vantagem e deixou a bebida menos amarga e levemente adocicada, versão preferida pelos voluntários. 

É reconhecido cientificamente que os fitonutrientes do chá-verde combatem a ação dos radicais livres na célula, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas, fadiga, envelhecimento precoce e até alguns tipos de câncer. Eles também ajudam a acelerar o metabolismo e fazer com que o organismo gaste mais calorias.  

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube