Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Maisa diz que tem prisão de ventre e fãs dão dicas; veja o que funciona

Maisa diz que sofre com intestino preso - Reprodução/Instagram
Maisa diz que sofre com intestino preso Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL VivaBem, em São Paulo

22/01/2019 13h00

O intestino preso é muito comum em mulheres. É por esse motivo que talvez não seja uma surpresa ver a Maisa Silva reclamando no Twitter que sofre com prisão de ventre. O que chamou a atenção, na verdade, foram as dicas dadas pelos fãs da garota para facilitar a ida ao banheiro.

Além dos clássicos "coma mamão" e "beba água", algumas sugestões interessantes como "seu tipo sanguíneo influencia" também apareceram. Quer saber o que realmente funciona para soltar o intestino preso? Veja seis mitos e verdades sobre essas táticas.

Mamão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Comer mamão com aveia: verdade

Essa é a fruta mais falada quando o assunto é se livrar da prisão de ventre. E, neste caso, os fãs de Maisa têm razão. O mamão possui a enzima papaína, que auxilia na digestão e na melhora do trânsito intestinal. Se você quer uma bomba para facilitar o trânsito intestinal, combine-o com aveia, que é rica em fibras, ou seja, ajuda na formação das fezes.

maçã - iStock - iStock
Imagem: iStock

Evite maçã: mito

Apesar de ser recomendada para "prender" o intestino, a maçã é rica em petcina, uma fibra solúvel que também vai ajudar no trânsito intestinal. Comê-la (ou qualquer outra fruta) com a casca e tudo também é mais uma maneira de absorver o máximo de fibras possível.

#SemFrescura: Quantos dias é normal não ir ao banheiro?

UOL Notícias

Comer fibras: verdade

Como as fibras não são absorvidas pelo organismo, elas fazem parte da "sobra" que o intestino precisa eliminar. Quando em contato com a água, eles têm um efeito esponja, sugam o líquido e agem como um "gel". Isso faz com que as fezes fiquem mais amolecidas, facilitando o trânsito intestinal. Apesar de sempre associarmos as fibras a cereais, elas também estão presentes em diversos tipos de alimentos.

Os legumes e as verduras são boas alternativas para alcançar o consumo de 25 a 30 gramas de fibra por dia. Dê preferência a consumir os alimentos in natura, assim, todas as fibras são preservadas, já que o processo de cozinhar faz com que o alimento perca um pouco delas. Opte também pelas frutas com bagaço e casa.

O kefir, colônia de bactérias cultivada à base de água ou leite, é um tipo de probiótico caseiro - iStock - iStock
Imagem: iStock

Probióticos: semi-verdade

Uma das novas tendências para se manter saudável é consumir alimentos probióticos, principalmente os feitos em casa, como o kefir e o kombuchá. Entretanto, pesquisadores da Universidade de Sorbonne, na França, e da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, afirmam que as reações desses produtos no organismo ainda não foram comprovadas cientificamente

Outros estudos, no entanto, mostraram que as bactérias que chegam vivas ao intestino equilibram a população dos microrganismos que lá habitam. Se consumido diariamente, esses alimentos poderiam auxiliar na recomposição e manutenção da microbiota, contribuindo para uma boa digestão, melhor aproveitamento de nutrientes e funcionamento do intestino. 

Enquanto os cientistas não chegam num consenso, é melhor perguntar para seu nutricionista de confiança qual a melhor decisão a tomar.

Água - iStock - iStock
Imagem: iStock

Beber água: verdade

O líquido é essencial para melhorar o trânsito intestinal, pois ajuda as fibras a formarem esse "gel" que ajuda no tráfego intestinal. Por isso, é importante consumir, em média, dois litros de água e associar esse hábito ao consumo de fibras.

Exame de sangue - kukhunthod/IStock - kukhunthod/IStock
Imagem: kukhunthod/IStock

Tipo sanguíneo: mito

Existem muitos estudos em andamento que relacionam algumas patologias com tipagens sanguíneas, como prevalência para câncer de pâncreas, infertilidade ou déficit de memória, mas todas as pesquisas são muito iniciais e não devem levar à mudança de conduta da população

O que pode acontecer e até tem seu fundo de verdade, mas não um grande impacto na vida do paciente ou em atendimentos médicos, é a ligação entre tipos sanguíneos e coagulação. Mas são eventos muito pequenos e que nada têm a ver com o funcionamento do intestino ou com os alimentos que seu corpo digere mais facilmente. Portanto, fique tranquilo com o tipo de sangue que você tem.

Fontes: Marimilia Pita, hematologista do Hospital Samaritano, e Marcello Augusto Cesar, hematologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, em São Paulo, consultados para matéria do dia 03/09/2018; Orlando Ambrogini Junior, gastroenterologista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen, entrevistados em matéria do dia 19/01/02018; Juliana Pizzocolo, nutricionista funcional e membro da APAN (Associação Paulista de Nutrição), fonte de uma matéria do dia 11/09/2018.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube