Topo

Emulsificantes, presentes na margarina e no chocolate, causam ansiedade

Os efeitos dos emulsificantes foram diferentes em machos e fêmeas - iStock
Os efeitos dos emulsificantes foram diferentes em machos e fêmeas Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

22/01/2019 10h49

Não é novidade que os alimentos processados contêm aditivos que podem fazer mal à saúde. Mas um novo estudo mostrou que os emulsificantes, produtos químicos usados para dar homogeneidade a alguns tipos de pães, chocolates, bolachas e margarina, podem influenciar o comportamento, causando ansiedade ou até mesmo reclusão.

A pesquisa, realizada por um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Geórgia, em Atlanta, nos Estados Unidos, foi publicada no periódico Scientific Reports.

Os cientistas adicionaram dois tipos de emulsificantes comuns --carboximetilcelulose (CMC) e polissorbato-80 (P80)-- à água de camundongos por 12 semanas, para analisarem se esses produtos poderiam influenciar o bem-estar mental dos animais.

Eles mediram o comportamento dos ratos, além de observarem mudanças em seu microbioma e outros parâmetros fisiológicos.

Após a análise, os pesquisadores concluíram que os emulsificantes causaram impacto nas bactérias do intestino, mas de maneiras diferentes para os machos e para as fêmeas, gerando comportamentos diferentes entre os sexos. Enquanto houve um aumento no comportamento ansioso nos camundongos machos, as fêmeas sofreram uma redução no comportamento social.

Ainda não há explicações sobre como os emulsificantes podem afetar o comportamento, mas os pesquisadores têm algumas teorias. "Os emulsificantes têm um efeito na inflamação do corpo e sabemos que a inflamação faz com que as células imunes locais produzam moléculas sinalizadoras que podem afetar tecidos em outros lugares, incluindo o cérebro. O intestino também contém ramos do nervo vago, que formam um caminho de informação direto para o cérebro", sugere Geert de Vries, principal autor do estudo.

Segundo ele, o estudo mostrou que essa inflamação também podem ser estendida ao cérebro e ao comportamento.

Por que há diferenças entre os sexos, no entanto, é mais difícil de explicar. A suposição estaria no fato de que existem certas diferenças entre o modo como os sistemas imunológicos masculino e feminino funcionam.

Agora, o grupo planeja fazer o mesmo teste em animais maiores, para entender como e quais seriam os efeitos desse produtos químico no cérebro humano.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube