Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Obesidade e circunferência abdominal afetam tamanho do cérebro

A obesidade pode estar relacionada com o encolhimento do cérebro - iStock
A obesidade pode estar relacionada com o encolhimento do cérebro Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

20/01/2019 15h08

Estar acima do peso pode levar a vários problemas de saúde, mas cientistas da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, mostraram que a obesidade também influencia no tamanho do cérebro e pode até encolhe-lo.

Publicado no periódico Neurology, o estudo analisou 9.652 pessoas que tinham 55 anos, em média. Foram calculados o índice de massa corporal (IMC), a relação cintura-quadril (medida pela divisão da circunferência abdominal pelo tamanho do quadril) e a gordura corporal total de cada participante.

Especialistas consideram obesas pessoas com um IMC de 30 ou mais. E em relação à medida cintura-quadril, são considerados obesos homens com números acima de 0,90 e mulheres acima de 0,85.

A equipe calculou o tamanho do cérebro usando exames de ressonância magnética e examinou os volumes de matéria cerebral branca e cinzenta. Enquanto a matéria branca é repleta de feixes de fibras nervosas que conectam partes do cérebro, a massa cinzenta abriga a maioria dos 100 bilhões de células nervosas do cérebro, assim como peças que lidam com controle muscular e percepção sensorial.

Após compararem todos os dados, os pesquisadores chegaram à conclusão de que existem várias ligações entre a gordura corporal e o tamanho do cérebro. As pessoas que tinham um IMC e uma relação cintura-quadril mais altos tinham o menor volume total no cérebro.

Além disso, 1.291 pessoas com IMC elevado e alta relação cintura-quadril tiveram o menor volume cerebral de massa cinzenta. Segundo os autores, em média, isso equivale a 786 centímetros cúbicos. Para se ter ideia de quanto ela encolheu, as pessoas que tinham um peso considerado saudável tinham 798 centímetros cúbicos de massa cinzenta. Por fim, as 514 pessoas que tinham um IMC elevado, mas uma relação cintura-quadril saudável, apresentaram um volume médio de massa cinzenta de 793 centímetros cúbicos.

A matéria branca do cérebro não tinha diferenças significativas, mas os cientistas encontraram uma ligação entre o excesso de peso e a diminuição do tamanho de regiões do cérebro associadas à motivação e à recompensa.

Apesar dos resultados, a equipe de pesquisadores conclui que ainda não é possível saber se é a obesidade que resulta em alterações no volume cerebral ou se as anormalidades na estrutura cerebral levam à obesidade.

"Isso vai exigir mais pesquisas, mas um dia espero ser possível medir o IMC e a relação cintura-quadril regularmente para ajudar a determinar a saúde cerebral", diz Mark Hamer, professor da universidade e principal autor do estudo.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube