Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Mindfulness ameniza sintomas da menopausa, diz estudo

Enquanto mais estudos precisam ser feitos, médicos podem considerar a atenção plena como uma opção de tratamento potencial para mulheres na menopausa - Gracia Lam/The New York Times
Enquanto mais estudos precisam ser feitos, médicos podem considerar a atenção plena como uma opção de tratamento potencial para mulheres na menopausa Imagem: Gracia Lam/The New York Times

Do UOL VivaBem, em São Paulo

19/01/2019 17h11

Praticar o mindfulness, ou atenção plena, pode reduzir os sintomas da menopausa, de acordo com um estudo da Mayo Clinic que foi publicado no periódico Climacteric: The Journal of the International Menopause Society. Segundo os pesquisadores, essas descobertas sugerem que a atenção plena pode ser uma ferramenta promissora para ajudar as mulheres a reduzir os sintomas da menopausa e o estresse geral.

O mindfulness consiste em concentrar a atenção no momento presente e observar pensamentos e sensações sem julgamento. Pesquisas anteriores mostraram que praticar a atenção plena pode reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida. "Neste estudo, descobrimos que as mulheres de meia-idade com maiores escores de atenção plena experimentaram menos sintomas da menopausa", diz Richa Sood, principal autora do estudo.

Uma mulher é considerada na menopausa se passou um ano sem um ciclo menstrual. Sintomas comumente experimentados nesse período podem incluir ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e alterações de humor.

Cientista ensina como praticar

O estudo envolveu 1.744 mulheres com idade entre 40 e 65 anos. No período de um ano, elas preencheram questionários que classificaram seus sintomas da menopausa, percepção do nível de estresse e atenção plena.

Os resultados mostraram que as mulheres com escores mais altos de atenção têm menos sintomas da menopausa. Quanto maior o nível de estresse percebido por uma mulher, maior o vínculo entre maior atenção e redução de sintomas como irritabilidade, depressão e ansiedade.

Entretanto, escores mais altos de atenção plena não foram associados a menos ondas de calor e suor noturno. Uma possível explicação estaria no fato de que a quantidade de sofrimento vivenciada por suores noturnos e ondas de calor pode ter mais a ver com traços individuais de personalidade do que com os próprios sintomas.

"Enquanto mais estudos precisam ser feitos, os médicos podem considerar a atenção plena como uma opção de tratamento potencial para mulheres na menopausa", diz Sood.

Ela ensina como: "Essencialmente, o primeiro passo para estar atento é se conscientizar de que nossas mentes estão no piloto automático a maior parte do tempo", diz Sood. "O objetivo durante os momentos conscientes não é esvaziar a mente, mas tornar-se um observador da atividade da mente enquanto é gentil consigo mesmo. O segundo passo é criar uma pausa. Respire fundo e observe o próprio espaço, pensamentos e emoções sem julgamento", explica. A calma resultante ajuda a diminuir o estresse.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube