Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Horas sem água e fazer xixi; que riscos provas de resistência do BBB têm?

Ficar muito tempo sem beber água pode causar tontura, fraqueza e sensação de desmaio - Reprodução/GloboPlay
Ficar muito tempo sem beber água pode causar tontura, fraqueza e sensação de desmaio Imagem: Reprodução/GloboPlay

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

17/01/2019 14h23Atualizada em 18/01/2019 10h02

No programa dessa quarta-feira (16), em vez da esperada festa, os participantes do Big Brother Brasil 19 foram pegos de surpresa com uma prova de resistência. As regras do desafio, que garante imunidade ao paredão e vale um carro novo, incluem ficar dentro do automóvel sem dormir, beber água, comer e fazer xixi ou cocô. 

Paula venceu a prova, que se estendeu por mais de 18 horas. Como nas edições anteriores, tamanha superação de limites levanta dúvidas sobre a saúde de quem escolhe privar o organismo de necessidades básicas durante tanto tempo.

De acordo com Gabriela Iervolino Oliveira, especialista em clínica médica pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é difícil estabelecer quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem se hidratar ou ir ao banheiro, pois cada corpo reage de uma forma diferente e existem vários fatores que podem influenciar --como idade, clima, posição em que são obrigados a ficar, condicionamento físico, lesões. 

Mas, de forma geral, testes de resistências podem, sim, oferecer perigos. "Como nosso corpo é composto predominantemente por água, a restrição de líquidos pode diminuir a pressão arterial e gerar tontura, fraqueza, sensação de desmaio, o que já pode ocorrer após um longo tempo, como é o caso de 14 horas de prova." Os riscos são ainda maiores para quem já apresenta algum problema de saúde, como diabetes. "Nesses casos, a desidratação pode levar ao coma", explica. 

A proibição de fazer xixi, por sua vez pode causar retenção urinária, a incapacidade de esvaziar a bexiga completamente ou parcialmente.

Apesar de o organismo conseguir ficar mais tempo sem comida do que sem água, a falta de alimentos também causa efeitos desagradáveis como irritabilidade, confusão mental, zumbidos, tonturas e até possíveis quedas, se os participantes estivessem de pé.

"A medida que o tempo passa e continuamos sem nos alimentar, o organismo fica sem receber energia e células são lesadas, podendo gerar descompensações para quem tem histórico de doenças prévias", informa Oliveira.

O sono, segundo a médica, é o que conseguimos restringir por mais tempo, mas igualmente importante para o bom funcionamento do corpo. "Ao restringirmos o sono, podemos alterar a produção dos hormônios que regulam sensações importantes, como o estresse e a saciedade, mas os efeitos ruins, como irritabilidade e falta de concentração só costumam aparecer após 20 horas."

#SemFrescura: o que acontece com o corpo se você nunca mais dormir

VivaBem

Recorde de resistênicia é de 43 horas

As provas de resistência raramente são interrompidas pela produção do programa, mas aconteceu na última edição, em 2018. Após ficarem quase 43 horas sem comer, beber água, dormir e ir ao banheiro e baterem o recorde de tempo em uma prova de resistência, os ex-participantes Kaysar e Ana Clara foram obrigados a deixar a prova. "Os perigos e intensidade dos sintomas aumentam muito após tantas horas", diz Oliveira.

O ideal, de acordo com a especialista, é que ninguém encare um desafio como esse por tanto tempo sem fazer um check-up médico e avaliar suas condições físicas. "As reservas do corpo são para situações extremas, não para um jogo ou teste."

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube