Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Cauã Reymond fica em banheira de gelo após treino; qual o benefício disso?

A crioterapia reduz dores musculares e ajuda a acelerar a recuperação pós-treino - Reprodução/ Instagram
A crioterapia reduz dores musculares e ajuda a acelerar a recuperação pós-treino Imagem: Reprodução/ Instagram

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

15/01/2019 12h33

No último domingo (14), o ator Cauã Reymond compartilhou em seu Instagram uma foto em que aparece dentro de uma banheira de gelo após um treino de luta. A prática, conhecida como crioterapia, normalmente é usada por atletas profissionais e amadores de esportes após atividades de grande exigência.

No método, o esportista mergulha as partes do corpo mais exigidas no treino em uma banheira, barril ou tanque cheio de água e gelo --com uma temperatura de mais ou menos 4 °C -- por aproximadamente quatro minutos. O gelo possui efeito vasoconstritor (reduz o diâmetro dos vasos sanguíneos) e analgésico, o que contribui para diminuir dores musculares e acelerar a recuperação das pequenas lesões provocadas pelo exercício. 

A técnica é mais indicada para pessoas que praticam atividades físicas intensas e/ou de longa duração e têm um grande volume de treino. "Jogadores de futebol, corredores, maratonistas e praticantes de esporte coletivos podem usar o método. Quem não possui uma rotina esportiva intensa, não aconselho", afirma Maurício Garcia, fisioterapeuta do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coordenador do Setor de Fisioterapia do Instituto Cohen de Ortopedia.

Método é desagradável e exige cuidados

Em sua publicação, Cauã brincou que estava meditando e parece tranquilo e relaxado. No entanto, a crioterapia costuma ser bastante desagradável para maioria das pessoas --gera 'queimação" e até cãibras. "No começo, muitos atletas amadores sofrem para entrar no gelo e não conseguem suportar os quatro minutos", diz Garcia. 

O fisioterapeuta ainda alerta que a terapia exige alguns cuidados para não trazer riscos à saúde. A temperatura da água/gelo deve ser controlada, a pessoa não pode ficar muito tempo imersa e precisa proteger as extremidades do corpo (mãos e pés) e a região genital. "Por isso, é importante entrar com meias, luvas próprias ou deixar as mãos para o lado de fora", diz. 

Se for feita de forma exagerada e ter o tempo limite excedido, a crioterapia provoca hipóxia, déficit de oxigênio em algumas partes do corpo, levando a necrose.

Pessoas que não praticam atividades físicas tão intensas podem investir em outros métodos mais simples para reduzir dores musculares, como massagem --a tradicional ou com rolo de espuma, chamada de liberação miofascial --, além de respeitar os períodos de descanso, ter uma boa noite de sono e alimentação saudável. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube