Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Uso excessivo de redes sociais te faz tomar decisões como viciados em droga

Não largar a tela faz com que o organismo tome más decisões  - iStock
Não largar a tela faz com que o organismo tome más decisões Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

13/01/2019 14h05

Já não é segredo que as redes sociais podem afetar a nossa vida de um jeito negativo, quando você deixa de viver no mundo real para caçar cliques ou quando se engana pensando que todos têm uma vida perfeita e corpos perfeitos, menos você

Para somar a lista de preocupações sobre tais aplicativos, pesquisadores mostraram que o uso excessivo de redes sociais pode te fazer tomar más decisões, com uma resposta similar a de quem sofre problemas de vícios em drogas e jogos. 

Os resultados, publicados no Journal of Behavior Addictions, são os primeiros a examinar a relação entre o uso de mídias sociais e as capacidades de tomada de decisão arriscadas.

O estudo afirma que a tomada de decisão é comprometida em indivíduos com transtornos por uso de substâncias, que não conseguem aprender com os erros e continuam fazendo escolhas negativas. "Mas ninguém analisou se esse comportamento se repete em usuários assíduos de mídia social, por isso investigamos esse possível paralelo. Embora não tenhamos testado a causa da má tomada de decisões, testamos por sua correlação com o uso problemático de mídias sociais," explicaram os cientistas.

A análise contou com a ajuda de 71 voluntários que responderam perguntas sobre preocupação com os outros usuários da rede, seus sentimentos quanto não podem usar a plataforma e como o uso afeta seu trabalho e estudo, tudo para medir a dependência psicológica ao Facebook. 

Depois, os participantes fizeram o Iowa Gambling Task, um exercício comum usado por psicólogos para medir a tomada de decisões. Para completar com sucesso a base de dados, os usuários passaram por um terceiro teste, em que tiveram que identificar padrões de resultados em baralhos e escolher a melhor jogada possível.

Somando todas as informações foi possível notar que quanto pior era a escolha da pessoa por jogadas no baralho, mais excessivo é o uso de mídias sociais. Por outro lado, os que foram melhor no jogo de cartas eram os que menos usaram as mídias sociais. 

Ao comparar com o resultado de abusadores de substâncias, os testes dos assíduos em redes sociais foram similares aos de pessoas que abusam de opiáceos, cocaína, metanfetamina, entre outros, mostrando a mesma deficiência na tomada de decisão.

"Com tantas pessoas ao redor do mundo usando as mídias sociais, é fundamental entendermos seu uso. As mídias sociais têm enormes benefícios para os indivíduos, mas também há um lado obscuro quando as pessoas não conseguem se distanciar. Precisamos entender melhor esse impulso para podermos determinar se o uso excessivo de mídias sociais deve ser considerado um vício," concluí a pesquisa. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube