Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O tamanho da barriga e o IMC interferem no formato do cérebro, diz estudo

Pesquisa mostra que níveis de IMC e largura da barriga de alguma maneira estão ligados ao formato do cérebro - iStock
Pesquisa mostra que níveis de IMC e largura da barriga de alguma maneira estão ligados ao formato do cérebro Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

12/01/2019 17h40

Sua barriga pode determinar não só o número das calças, mas também o tamanho do seu cérebro, dá para acreditar? Pesquisadores publicaram na revista científica Neurology uma pesquisa que afirma existir uma ligação entre o formato do cérebro e o tamanho da barriga, e aqueles com excesso de gordura no abdômen teriam um cérebro com menos massa cinzenta. Sim, a descoberta é polêmica.

Estudos anteriores relacionaram a massa cinzenta -também chamada de substância cinzenta- como a base de habilidades cognitivas, controle muscular e percepção sensorial. 

Nesta análise, os médicos coletaram dados de 9.652 pacientes com cerca de 55 anos. Foram arquivados o IMC (Índice de Massa Corporal), RCQ (Relação Cintura-Quadril), a massa de gordura total determinada por bioimpedância e imagens cerebrais de ressonâncias magnéticas. 

Com todos os exames juntos, os cientistas conseguiram fazer a associação de que aqueles com IMC (Índice de Massa Corporal) alto tinham volumes cerebrais mais baixos. 

Os pacientes com peso saudável tinham uma média de 798 centímetros cúbicos de massa cinzenta. Na sequência, as pessoas com um IMC alto, mas sem um RCQ alto, tinham 793 centímetros cúbicos.

Porém, o que alertou os profissionais da saúde foram os resultados alarmantes nos casos dos indivíduos apresentavam tanto IMC alto quanto índice de cintura e quadris alto: o volume cerebral chegou a 786 centímetros cúbicos de massa cinzenta. 

Os médicos ficaram intrigados com a descoberta, mas assumem que é preciso fazer mais estudos para determinar se é mesmo a gordura que diminui a massa cinzenta, ou se a diminuição de massa cinzenta nos indivíduos leva a obesidade.

No texto, a conclusão geral é de que "a combinação de IMC e RCQ elevados pode ser um importante fator de risco para a atrofia da substância cinzenta".

"A análise sobre a gordura corporal, se é protetora ou prejudicial ao tamanho do cérebro, tem sido inconclusiva. Nossa pesquisa analisou um grande grupo de pessoas e descobriu que a obesidade, especificamente sobre a gordura na barriga, pode estar relacionada com o encolhimento do cérebro," comentou Mark Hamer, pesquisador envolvido no estudo. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube