Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Sofre com hemorroida? Veja alimentos que amenizam o problema

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

11/01/2019 04h00

Se você é do tipo que ignora e acha constrangedor falar de hemorroida, saiba que o problema deveria ser tratado com naturalidade. Um estudo, publicado pelo National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (EUA), mostrou que até 75% dos homens e mulheres tiveram ou vão ter a doença hemorroidária ao menos uma vez na vida.

A hemorroida é uma dilatação das veias do canal anal, que provoca sangramento, coceira ou dor na região. O incômodo é causado, principalmente, pela prisão de ventre, força ao evacuar, obesidade e também pode ter origem genética. Em alguns casos, ela é assintomática e se não for cuidada, precisa até de cirurgia. Mas será que alimentação influencia no problema?

A resposta dos especialistas ouvidos pelo UOL VivaBem é sim. Por isso investir em um cardápio ricos em fibras, legumes e muita água é essencial para melhorar os sintomas da doença. Confira os alimentos que melhoram os sintomas da doença, indicados pelos especialistas José Alves Lara Neto, médico nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran); Henrique Perobelli Schleinstein, coloproctologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Marcos Tacconi, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Coloque no prato

Feijão preto - Istock  - Istock
Imagem: Istock

Feijão preto
Presente na mesa de muitas pessoas, esse tipo de feijão possui mais fibras do que os demais, por isso proporciona um funcionamento melhor do intestino. Mas a dieta rica em fibras deve ser acompanhada da ingestão de bastante água, ou então o efeito na digestão será o oposto.

Laranja - iStock - iStock
Imagem: iStock

Frutas cítricas
Invista em laranja e limão, que são ricos em vitamina C e ajudam a diminuir o processo de inflamação e cicatrização do intestino.

brocolis - iStock - iStock
Imagem: iStock

Vegetais verde-escuros
Espinafre e brócolis são fontes de vitamina K que agem na coagulação dos vasos sanguíneos, evitando sua ruptura. Além disso, são ricos em fibras e flavonoides que também auxiliam na flora intestinal.

Aveia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Aveia
O cereal absorve a gordura e ajuda no funcionamento do intestino. Ele também é rico em flavonoides, que melhorando composição do bolo fecal para facilitar sua passagem pelos intestinos.

Melhor evitar

Carne vermelha aumenta risco de doença cardíaca; entenda por quê  - iStock - iStock
Imagem: iStock

Carne vermelha
A proteína torna a digestão mais lenta, produzindo mais gases e provocando uma pressão intra-abdominal
. O processo digestivo pode durar até quatro dias, dificultando a saída das fezes e, com isso, causando uma pressão na região anal.

Pimenta - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Pimenta
Em alguns casos o condimento pode ser altamente irritável no estômago, provocando a irritação das veias dilatadas do ânus de quem já possui a doença.

álcool - iStock - iStock
Imagem: iStock

Álcool
A bebida aumenta o risco de as veias do canal do ânus dilatarem e inflamarem, principalmente de quem convive com a doença. Além disso, por ser inflamatório, provoca um desequilíbrio da flora intestinal e ressecamento das fezes.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

O poder dos alimentos