Topo

Tudo sobre Alzheimer

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Comer nutriente do ovo durante gravidez reduz risco de Alzheimer em ratos

A colina é encontrada em ovos, carne, peixes e laticínios  - Getty Images
A colina é encontrada em ovos, carne, peixes e laticínios Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

11/01/2019 04h00

Uma nova pesquisa feita com ratos por cientistas da Universidade do Arizona (EUA) mostrou que uma dieta rica em colina --nutriente presente no ovo, no leite e na carne -- durante a gravidez diminui o risco de Alzheimer nas gerações futuras. A colina é uma substância que o corpo necessita para muitas funções, incluindo o desenvolvimento do cérebro e preservação da estrutura celular.

Publicado no periódico Molecular Psychiatry, o estudo analisou camundongos geneticamente predispostos a desenvolver a demência. Os descendentes de fêmeas que tiveram uma dieta rica em colina apresentaram menos alterações cerebrais associadas ao Alzheimer e melhoraram as habilidades de memória, em comparação aos filhos de animais que não receberam a alimentação rica no nutriente. 

No trabalho científico, os cientistas destacaram que o risco de desenvolver Alzheimer dobra quando há altos níveis de um aminoácido chamado homocisteína no cérebro. Essa substância contribui para a deterioração do tecido cerebral e o desenvolvimento de placas beta-amilóides.

A colina, no entanto, pode retardar esse declínio porque converte a homocisteína em uma substância benéfica chamada metionina. Eles também descobriram que o nutriente tem um efeito benéfico em células que ajudam a limpar as toxinas do cérebro. 

Para explorar o mecanismo de suplementação de colina materna, a equipe examinou o tecido cerebral do hipocampo nos descendentes das fêmeas. O hipocampo é uma região do cérebro que desempenha um papel importante na formação de memória.

Ao analisar os resultados, o exame revelou que a suplementação materna de colina reduziu a produção de proteína beta-amilóide e melhorou os déficits cognitivos na prole de primeira e segunda gerações. Além disso, a análise genética do tecido do hipocampo revelou que a dieta mudou significativamente a expressão de 27 genes nos descendentes. 

"Ninguém jamais mostrou benefícios transgeneracionais da suplementação de colina. Isso é o que é novo sobre o nosso trabalho", explicou Ramon Velazquez, um dos autores do estudo. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Errata: este conteúdo foi atualizado
O correto é risco de Alzheimer, não "riso" como estava escrito com erro de digitação.