menu

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo revela uso irregular de formol em salões de beleza

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem*, em São Paulo

08/01/2019 09h47

Uma nova pesquisa realizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios no Brasil revelou que 61,6% dos fiscais suspeitam que os produtos utilizados para alisar os fios contenham um teor de formol superior ao permitido na sua fórmula.

A Agência solicitou que os fiscais sanitários respondessem a um questionário com perguntas que revelam a experiência deles com cosméticos. Dos fiscais que participaram da pesquisa, 35% relatam ter encontrado o uso irregular de formol em alisantes.

A legislação estabelece um limite máximo de 0,2% da substância na composição de cosméticos, inclusive alisantes. Neste percentual, o formol apenas conserva a fórmula, não tendo potencial para alisar os cabelos. O produto também é permitido para endurecedores de unhas, na concentração de 5%.

Riscos à saúde

Em contato com a pele, o formol pode causar irritação, queimadura, descamação e até queda de cabelo, entre outros danos. Se for inalado, pode provocar ardência nas vias respiratórias, coriza, falta de ar, tosse e dor de cabeça. Além disso, instituições internacionais reconhecem o efeito cancerígeno do produto.

No Brasil, existe um número elevado de estabelecimentos de beleza, o que representa um desafio para a aplicação de medidas educativas por parte das autoridades sanitárias. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, em novembro deste ano havia um total de 599,8 mil microempreendedores individuais inscritos na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) como "Cabeleireiro, manicure e pedicure".

De acordo com o levantamento da Anvisa, a melhor forma de conscientizar os profissionais é a realização de palestras. No estudo, esse método foi considerado com o maior potencial para atingir resultados positivos (100%), seguido da distribuição de panfletos e folhetos (69%) e de orientações gerais (63,9%).

*Com informações do Blog da Saúde, do Ministério da Saúde

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube