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Compostos emagrecedores funcionam mesmo? Entenda como eles podem ajudar

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Imagem: iStock

Simone Cunha

Colaboração para UOL VivaBem

07/01/2019 04h00

Quando se fala em perder peso, muitas pessoas querem recorrer a fórmulas mágicas. E quando essas fórmulas são manipuladas em farmácias, envolvem alguns compostos emagrecedores, como a spirulina, pholia negra, quitosana, entre outros. Mas será que eles realmente funcionam?

De acordo com os especialistas consultados pelo UOL VivaBem, esses suplementos realmente podem ajudar quem busca perder peso, mas não funcionam sozinhos: devem ser aliados a mudanças na alimentação e atividades físicas.

Utilizá-lo com orientação de profissionais de saúde continua sendo o caminho mais seguro e eficaz. Cada composto tem uma função e é preciso avaliar cada paciente para indicar a melhor associação, aliada a um estilo de vida saudável. Até por que mesmo durante o tratamento pode ser preciso realizar ajustes e mudar suplementos que estejam sendo usados. Não existe uma receita pronta.

Saiba mais sobre cada um deles:

1. Pholia magra

É um fitoterápico (extrato da planta Cordia ecalyculata) utilizado como suplemento alimentar para auxiliar em dietas de emagrecimento porque possui princípios ativos que reduzem o apetite, contribuindo ao mesmo tempo para queimar gorduras, além de fortalecer o sistema imunológico. 

Como consumir: normalmente é consumido em compostos manipulados em farmácias especializadas. 

2. Pholia negra

Fitoterápico Ilex paraguaiensis (erva mate) que aumenta a queima de gordura e impede a formação de novas moléculas, além de desinchar e reduzir a retenção de líquidos. Estudos científicos mostram que tem o poder de reduzir o apetite, acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar calorias e gorduras

Como consumir: pode ser usado na forma de chá ou cápsula manipulada em farmácias especializadas.  

3. Spirulina

Comumente confundida com uma alga, a spirulina é uma ciano-bactéria, ou seja, um conjunto de organismos que se alimenta por fotossíntese. Ela possui alta quantidade de proteínas, vitaminas (principalmente a B12), minerais e antioxidantes. Ajuda no trânsito intestinal e provoca saciedade. É bastante indicada para quem faz dieta hipocalórica, como uma forma de complementar o consumo de nutrientes. 

Como consumir: a spirulina normalmente é consumida em compostos manipulados em farmácias especializadas. 

4. Slendesta

É um extrato natural derivado da batata branca, que age de maneira segura e sem contraindicações em dietas de emagrecimento e controle de peso corporal, principalmente, na região abdominal. Slendesta é um inibidor da proteinase tipo 2, proteína que estimula a produção de um hormônio denominado CCK (colecistoquinina), responsável pela sensação de saciedade

Como consumir: deve ser consumido em compostos manipulados em farmácias especializadas.

5. Cassiolamina

É extraída de uma planta, a Cassia Nomame, e existem diversos indícios científicos que ligam sua ingestão a otimização do processo de emagrecimento. De maneira geral, um dos benefícios mais importantes da Cassiolamina é sua ação na inibição da lipase, ajudando o corpo a reduzir seu potencial de absorção de gorduras. Com isso, o tecido adiposo não é aumentado durante o processo de emagrecimento (desde que a dieta também esteja alinhada). 

Como consumir: esse composto normalmente é usado em medicamentos manipulados.

6. Faseolamina

Proteína encontrada no feijão branco que ajuda a emagrecer e pode também melhorar a ação da insulina e prevenir a diabetes. A faseolamina é uma glicoproteína extraída do feijão branco que serve para reduzir a absorção de carboidratos.

Como consumir: pode ser encontrada na forma de suplemento.

7. Citrus aurantium

Auxilia na queima de gordura, redução da glicose e de gordura abdominal. Também otimiza a mudança de gordura branca para gordura marrom, isso é relevante porque a gordura marrom é mais fácil de ser eliminada do organismo

Como consumir: pode ser usado na forma de tintura vegetal ou cápsulas manipuladas. 

8. Koubo

Obtido por meio da planta pitaya, utilizada na culinária do Nordeste e conhecida como o doce que emagrece, o koubo tem uma ação moderadora do apetite e redutora de gordura. Contém vários nutrientes, como proteínas, fibras, vitamina C, ômega 3 e ômega 6 e aminoácidos naturais da planta, ativando ainda o hormônio glucagon, que é responsável pela energia armazenada no corpo. 

Como consumir: deve ser manipulado. 

9. Quitosana

Contém fibras que ajudam a regular a absorção de carboidratos, ajudando a reduzir gordura. 

Como consumir: têm produtos prontos com registro na Anvisa, com dosagens padronizadas. 
 
10. Carqueja

Uma planta ótima para ajudar no emagrecimento porque reduz a formação de gordura e glicose, melhora a insulina e é diurética. 

Como consumir: meio litro de chá por dia.

11. Garcinia

Substância extraída da casca de uma fruta cítrica exótica (Brindall berry ou brindleberry), estudos mostram que ela pode aumentar a taxa de síntese hepática de glicogênio, inibir o apetite e a estocagem de gordura corporal. 

Como consumir: Existem estudos contra e a favor deste componente, porém muitos ainda estão em andamento. Portanto, o ideal é consumi-la com indicação de um médico, em fórmulas manipuladas.

Fique de olho! 

A caralluma fimbriata, um cacto comestível, ganhou notoriedade como opção milagrosa para perda de peso. Sua comercialização em extrato seco prometia eliminar o apetite e ajudar na diminuição de gordura corporal. No entanto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a importação e a comercialização de todos os produtos derivados da planta.

Fontes: Edson Credidio, médico nutrólogo, pós-doutor em ciências de alimentos e Professor da Pós-Graduação em Alimentos Funcionais e Bioativos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Vanderli Marchiori, nutricionista, presidente da APFIT (Associação Paulista de Fitoterapia) e conselheira da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva; Matheus Galhardo, pós-graduado em Nutrologia Funcional pela Associação Brasileira de Nutrologia e membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia Humana; e Thayana Albuquerque, nutricionista e naturopata, especializada em medicina da obesidade, pela Universidade de Harvard. 

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