Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tem problema tomar comprimido com leite, chá, café ou suco?

Por ser neutra, a água é sempre a melhor alternativa para ingerir comprimidos, mas outros líquidos podem ser usados - iStock
Por ser neutra, a água é sempre a melhor alternativa para ingerir comprimidos, mas outros líquidos podem ser usados Imagem: iStock

Leonardo Costas

Colaboração para o UOL VivaBem

04/01/2019 04h00Atualizada em 04/01/2019 15h05

Na hora de ingerir cápsulas e comprimidos, o mais comum é tomar água para conseguir engolir o medicamento. Porém, é bem provável que você já tenha consumido o remédio com leite, suco, chá, café, refrigerante ou outra bebida --ou ao menos pensou na opção. Será que isso prejudica a absorção ou efeito da medicação? 

A questão gera polêmica entre os especialistas. Antes de entrar na discussão, vale ressaltar que, por ser uma bebida neutra, a água é sempre a melhor alternativa. Outros líquidos devem ser usados apenas quando não houver opção --se você estiver na rua e não encontrar uma fonte confiável de água potável, por exemplo.

Alfredo Salim Helito, clínico geral e médico de família do Hospital Sírio-Libanês, afirma que a literatura médica não diz se a combinação de medicamentos com outros líquidos além da água é capaz de provocar efeitos colaterais ou cortar a eficácia do remédio. Por isso, acredita não ter problema consumir boa parte dos comprimidos que usamos no dia a dia --para tratar gripes, resfriados e dor de cabeça, por exemplo -- com qualquer tipo de bebida. "Geralmente, não há o que temer ao ingerir um medicamento com suco, por exemplo, mesmo que a orientação seja tomá-lo em jejum."  

No entanto, algumas medicações podem, sim, interagir com as substâncias contidas em certas bebidas, causando alteração no efeito esperado. Entre elas estão antibióticos com tetracilinas e ciprofloxacina. "O cálcio do leite pode reduzir a eficácia da substância", ressalta Mariangela Lieto, gerente médica do Hospital Santa Catarina. 

Além de prejudicar seu efeito, ingerir determinados medicamentos com líquido inapropriado pode desencadear problemas na mucosa gástrica, pois devido a acidez da bebida há o risco de o comprimido ou cápsula ser dissolvido em local não indicado.

"Toda medicação tem sua particularidade e, ao ser ingerido com sucos, chás e café, por exemplo, um medicamento específico que deve ser absorvido no intestino pode acabar sendo destruídos antes, no estômago. Também pode ocorrer a formação de substâncias tóxicas para o organismo", alerta Ana Lucia Seixas da Silva, farmacêutica responsável pela AMA Capão Redondo do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, especializa em farmácia hospitalar pelo IPH (Instituto de Pesquisas Hospitalares).

Por isso, é muito importante consultar um médico, farmacêutico e ler a bula do medicamento antes de tomar qualquer remédio com líquido diferente de água. 

Nunca ingira o remédio "a seco"

O gastroenterologista Ricardo Machado de Minas, médico do Hospital São Luiz Anália Franco, também acredita que não há problema ingerir boa parte dos medicamentos com qualquer bebida que não seja alcoólica. Para ele, o maior perigo é engolir cápsulas e comprimidos sem a ajuda de líquidos. "O remédio precisa descer. Sem a bebida, pode ficar preso no esôfago e até perfurar algum órgão", alerta.

Ingerir o medicamento derretido, triturado ou quebrado também não é recomendado. Isso porque revestimentos de comprimidos e cápsulas têm como função proteger o paciente de uma possível irritação gástrica, além de mascarar odor ou sabor ruim, melhorar a ação do medicamento no estômago/intestino, garantir liberação lenta e prolongada de substâncias, entre outras vantagens.

Ao partir o remédio, essas propriedades se perdem e podem prejudicar a ação do comprimido no organismo. Caso tenha dúvidas, antes de tomar qualquer medicamento, leia a bula ou busque orientação do seu médico. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: Até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: Das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube