menu

Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor


Alimentação

Conservante natural: antioxidante de farelo de grãos preserva alimentos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

04/01/2019 11h02

Um estudo mostrou que um antioxidante natural encontrado no farelo de grãos pode preservar alimentos por mais tempo e substituir os conservantes sintéticos. A pesquisa foi publicada na edição de janeiro do periódico Food Chemistry.

Além de usar ingredientes mais naturais, a indústria alimentícia também suplementa alimentos com óleos saudáveis ricos em ácidos graxos ômega-3. O problema é que essas gorduras têm uma vida útil mais curta, o que poderia causar a deterioração mais rápida desses alimentos.

Os antioxidantes retardam a taxa de degradação dos ácidos graxos ômega-3, preservando seus benefícios à saúde e impedindo que os alimentos se estraguem tão rapidamente.

Pensando em encontrar soluções naturais, ao invés dos conservantes sintéticos, os cientistas estudaram compostos chamados alquilresorcinóis, produzidos por grãos como trigo, centeio e cevada, para evitar que bolor, bactérias e outros organismos cresçam nas plantas.

Ao analisarem a reação dos alquilresorcinóis em uma emulsão, os pesquisadores perceberam que eles agiam como antioxidantes em uma emulsão, impedindo que os óleos ômega-3 se estragassem. Em seguida, eles compararam os compostos com dois antioxidantes amplamente utilizados pela indústria alimentícia, mas o alquilresorcinol não foi tão eficaz.

De acordo com a equipe, os resultados não funcionaram tão bem quanto os antioxidantes sintéticos porque os extratos dos compostos usados não eram completamente puros, o que poderia ter reduzido sua eficácia. Agora, eles pretendem fazer novos estudos.

"Atualmente, há um grande esforço da indústria de alimentos para substituir os ingredientes sintéticos por alternativas naturais, e isso está sendo impulsionado pelos consumidores", diz Andrew S. Elder, doutorando em ciência de alimentos. "Nosso trabalho está focado na identificação de novos antioxidantes naturais para estender a vida útil dos alimentos e atender às demandas dos consumidores."

Segundo Elder, eles esperam que, um dia, esse trabalho leve à disponibilidade de alquilresorcinóis no mercado e ofereça mais opções para a indústria alimentícia usar.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube