Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas descobrem ação do sistema imunológico no envelhecimento celular

Do UOL VivaBem, em São Paulo

02/01/2019 09h45

Será que é possível manter nossos corpos jovens, saudáveis e vivos, mesmo com a chegada da idade? De acordo com um novo estudo, liderado por pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência (Israel) e publicado na revista científica Nature Communications, a ideia parece ser possível no futuro

Para chegar a essa conclusão, os cientistas resolveram investigar sobre o modo como o sistema imunológico está envolvido em uma atividade crucial: eliminar células velhas e senescentes (que não conseguem mais se reproduzir e estão ligadas ao envelhecimento natural) que causam problemas para o corpo quando estão por perto. Células senescentes têm sido implicadas em doenças do envelhecimento, promovendo a inflamação.

Durante o trabalho científico, a equipe utilizou ratos que não possuíam genes para essa atividade imunológica do organismo. Quem tinha o gene apresentava menos células envelhecidas, já os camundongos que não possuíam o gene por algum defeito, tinham mais células senescentes no corpo, além de um maior grau de inflamação sistêmica e redução em algumas funções corporais.

Em seguida, os pesquisadores deram aos camundongos uma droga que inibe a função de certas proteínas que ajudam as células do envelhecimento a sobreviverem em seu estado senescente, para ver se isso contribuiria para a remoção dessas células do organismo. 

As drogas foram administradas a camundongos cujo envelhecimento era resultado das disfunções que o grupo havia descoberto no sistema imunológico, bem como daqueles que sofriam de envelhecimento prematuro devido a um erro genético.

Os animais que foram tratados com a droga responderam bem ao fármaco: exames de sangue e testes de atividade mostraram melhora e os tecidos estavam mais jovens. Além disso, os camundongos tiveram sua expectativa de vida aumentada

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube