Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Tomar remédio para ressaca antes de beber funciona?

Fernanda Garcia/UOL VivaBem
Imagem: Fernanda Garcia/UOL VivaBem

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

01/01/2019 04h00

"Eu costumo tomar remédio para ressaca antes de beber, para prevenir os sintomas. Isso funciona?"

Não funciona. Para prevenir a ressaca, o ideal é se hidratar bastante durante o dia e se alimentar de forma leve e equilibrada, com pouca gordura. Na hora de consumir bebida alcoólica, é bom intercalá-la com água e, claro, não exagerar.

O álcool inibe o hormônio antidiurético, fazendo você fazer mais xixi do que deveria. Além da desidratação, a bebida também é transformada em subprodutos no fígado, incluindo o acetaldeído, que é tóxico e demora cerca de 24 horas para sair do organismo. Para fechar esse combo, ainda há a hipoglicemia. Esses três pontos (desidratação, toxinas no sangue e falta de açúcar) são os verdadeiros responsáveis pela dor de cabeça, vômito, náusea, gosto amargo na boca, torpor.

Para controlar esses sintomas que aparecem no dia seguinte à bebedeira, o repouso é essencial, assim como uma alimentação leve e balanceada e água, muita água. Suco de frutas também é uma ótima dica, já que repõe líquido e contém glicose e sais como potássio, sódio e magnésio, geralmente perdidos com a ingestão do álcool. Agora, se mesmo assim a ressaca continuar, você pode investir em medicamentos que tratam a dor de cabeça, a náusea e a sonolência, sempre tomando cuidado com a automedicação.

Esses remédios indicados para a ressaca geralmente contêm, em apenas uma dose, antiácido, antialérgico, ácido acetilsalicílico (que funciona como analgésico e anti-inflamatório) e cafeína. O problema é que o anti-inflamatório pode ser tóxico ao tubo digestivo e, se tomado com muita frequência e em doses altas, pode causar úlcera, principalmente em quem já tem problemas gastrointestinais. Por esse motivo, o uso de qualquer medicamento tem que ser orientado por um médico.

Se após a bebedeira o vômito não passar, a pessoa estiver inconsciente e suando frio, nada de colocá-la no chuveiro frio. A água gelada poderá levar a uma hipotermia, já que o álcool diminui a temperatura do corpo. O ideal é levar o indivíduo ao hospital mais próximo, para evitar o coma alcoólico.

Fontes: Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista do Instituto EndoVitta; Ricardo Barbuti, gastroenterologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube