Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo encontra ligação entre obesidade e olfato

Ivanko_Brnjakovic/iStock
Imagem: Ivanko_Brnjakovic/iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

28/12/2018 11h45

A relação entre o olfato e o peso corporal era uma área relativamente desconhecida pela ciência, mas recentemente, pesquisadores da University of Otago, na Nova Zelândia, descobriram que pessoas obesas têm uma capacidade reduzida para detectar e distinguir cheiros em comparação com aqueles que não são obesos.

O estudo, publicado no periódico Obesity Reviews, foi uma análise de diferentes artigos científicos sobre o tema e informações de quase 1.500 indivíduos de diferentes países.

"Depois de compilar nossas evidências, descobrimos que existe, de fato, uma forte ligação entre o peso corporal de uma pessoa e sua capacidade olfativa - pessoas com peso corporal normal conseguem sentir cheiros de forma mais forte", afirma Mei Peng, principal autor do estudo.

O cientista acrescentou que o cheiro desempenha um papel crítico quando se trata de comportamento alimentar, porque afeta a forma como nos identificamos e escolhemos entre diferentes sabores. Um olfato fraco pode resultar em pessoas fazendo escolhas alimentares pouco saudáveis, o que pode aumentar o risco de obesidade.

Cirurgia para perda de peso pode melhorar o olfato

Para restaurar o caminho entre o intestino e o cérebro, os pesquisadores consideraram os efeitos de dois tratamentos para a obesidade: cirurgia bariátrica (remoção do estômago) e o bypass gástrico (um procedimento cirúrgico que envolve dividir o estômago em dois bolsos e reorganizar o intestino delgado para conectar-se a ambos).

Os resultados mostraram que apenas a remoção do estômago pode melhorar a capacidade do olfato, e outras cirurgias da obesidade não têm o mesmo efeito.

"Cortar o estômago pode alterar os nervos que se comunicam com o cérebro, por isso as alterações no olfato podem ser a chave para a diferença entre as duas cirurgias", explica Peng.

O cientista espera que essas descobertas aumentem a conscientização sobre a relação crítica entre os hábitos alimentares e os sentidos, possibilitando mudanças positivas na vida das pessoas e diminuindo o risco de doenças. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube