Topo

Quer diminuir o consumo de sal? Veja 8 temperos e reduza os riscos à saúde

iStock
Imagem: iStock

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

27/12/2018 04h00

Você é do tipo que coloca sal em tudo, mesmo quando a comida já está salgada? Se a resposta foi sim, saiba que o hábito pode trazer diversos malefícios à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite recomendado por dia são 2 gramas de sódio, o que equivale a 5 gramas de sal. Por causa disso, muitas pessoas se preocupam em reduzir a quantidade ingerida, principalmente devido às doenças ligadas ao coração.

De acordo com Bruno Valdigem, cardiologista e especialista em arritmia cardíaca do Instituto Dante Pazzanese e do hospital Albert Einstein, a mudança na alimentação tem fundamento. "Em algumas pessoas, a pressão arterial pode ser piorada por causa do excesso de sal, elas não conseguem expulsar o composto e isso aumenta a pressão dentro dos vasos". Valdigem salienta que o ideal é investir em uma dieta equilibrada.

Mas será que existem outros temperos ou alimentos que ajudam a diminuir o sal nas refeições? O UOL VivaBem listou alguns substitutos e, além de dar sabor à comida, proporcionam benefícios para a saúde.

1. Alho

Alho - Istock  - Istock
Imagem: Istock

Além de ser uma ótima opção para dar sabor às receitas sem precisar recorrer à gordura e ao sódio, ele serve para estimular o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico, aumentar os níveis de testosterona, combater infecções, controlar o colesterol, diminuir a pressão arterial e desintoxicar o organismo.

VEJA TAMBÉM:

2. Cebola

Cebola combate dezenas de doenças e ajuda a emagrecer; confira 7 benefícios - iStock - iStock
Imagem: iStock

A melhor forma de aproveitar os benefícios da cebola é consumi-la crua. Assim, ela estimula o funcionamento do fígado, o pâncreas e a vesícula, ao mesmo tempo em que melhora a atividade digestiva. As cebolas são antibióticas e antissépticas, e são um dos melhores alimentos para o sangue, prevenindo a formação de coágulos.

3. Coentro

Coentro - Istock - Istock
Imagem: Istock

Há quem ame e quem odeie. Mas um dos benefícios do coentro é regular os níveis de pressão arterial, reduzindo a hipertensão

O coentro é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio. E dá um sabor todo especial à comida.

4. Cebolinha

Cebolinha - Istock - Istock
Imagem: Istock

Ela contém alicina, um organossulfureto que é conhecido por diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, reduzindo o risco de AVC (acidente vascular cerebral) e doenças cardíacas. A alicina também libera o óxido nítrico, que reduz a rigidez nos vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial.

5. Manjericão

Manjericão - Istock - Istock
Imagem: Istock

Protege o corpo a ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele, visão e alivia o estresse.

A especiaria desempenha ainda as funções de desintoxicante, antisséptico e ajuda a reestabelecer o organismo de todo o tipo de infecção.

6. Tomilho

Tomilho - Istock  - Istock
Imagem: Istock

Ele age contra a bronquite e sintomas como tosse, febre e escarro. O tomilho é bastante conhecido por suas propriedades antibacterianas e pode ser um ingrediente importante no combate à acne.

Veja aqui outros alimentos que impactam nas espinhas.

7. Orégano

Orégano - Istock  - Istock
Imagem: Istock

Tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem óleos voláteis com propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes e antioxidantes.

Você pode usá-lo em molhos, mas também em azeite e queijos. Lembre-se de adicioná-lo no final da preparação para não perder seu sabor.

8. Folha de louro

Folha de louro  - Istock  - Istock
Imagem: Istock

Ela é dotada de propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antirreumáticas.

Também ajuda na digestão, no funcionamento do fígado e é bom para tosse.

A folha também é estimulante.

Fontes: Bruno Valdigem, cardiologista e especialista em arritmia cardíaca do Instituto Dante Pazzanese e do hospital Albert Einstein, Luna Azevedo, nutricionista com especialização em Ortomolecular e Fitoterapia pela Asbran (Associação Brasileira de Nutrição).

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube    

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente de como foi informado, a foto no item tomilho era de um alecrim. Erro já corrigido.