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Peru, chester ou frango mesmo? Confira dicas para escolher sua ave de Natal

Marcia Albuquerque/VivaBem
Imagem: Marcia Albuquerque/VivaBem

Thais Szegö

Colaboração para o UOL VivaBem

2018-12-24T04:00:00

24/12/2018 04h00

O Natal é tempo de mesa recheada de pratos deliciosos e, por isso, fica difícil escolher quais deles vamos experimentar. Para dar uma ajuda nessa missão, fizemos uma comparação entre as principais aves natalinas: o frango, o peru e o chester, e demos algumas dicas para orientá-lo na hora da compra. Bom apetite!

Os três animais são parentes bem próximos
O chester é um tipo de frango, mas é maior que o convencional, com menos gordura, além de peito e coxas maiores, mais de 70% da ave, contra 45% em um frango comum, segundo o fabricante. O peru, por sua vez, tem um teor de gordura bem baixo e sua carne é um pouco mais rígida do que a do chester e menos suculenta do que a do frango.

No que diz respeito aos valores nutricionais, elas são bem parecidos
A quantidade de calorias e proteínas desses três tipos de aves é bem similar. Quando se trata de sódio, a melhor opção é o peru, seguido pelo frango e por último o chester.

O melhor é temperá-las em casa
As opções que já vêm temperadas normalmente recebem muitos aditivos, como espessantes, aromatizantes e conservantes, além de excesso de sal e açúcar. Por isso, o ideal é fazer esse processo depois da compra.

Confira a consistência e o odor do alimento antes de colocá-lo no carrinho
Ele deve ter carne firme e elástica. Evite as muito moles, pegajosas e com cheiro forte.

Deixe as aves para o fim da compra
Assim, vai garantir que eles fiquem congelados por mais tempo. Se for demorar para chegar em casa depois de sair do supermercado, vale a pena colocá-las em um recipiente térmico.

Cheque o estado geral da embalagem
Ela não pode conter danos, água, gelo ou sangue na parte externa, o que pode indicar que o alimento já foi descongelado ou não está na temperatura adequada.

Compare os valores nutricionais dos rótulos
Como há bastante variação de marca para marca, especialmente no caso dos que já vêm temperados, verifique a quantidade de sódio e gordura, especialmente a saturada, e opte pela opção com valores mais baixos.

Informação nutricional

Frango (peito)

  • Porção 100 gramas (1 pedaço médio)
  • Valor energético: 115 kcal
  • Proteínas: 18 gramas
  • Gorduras totais: 11 gramas
  • Gorduras saturadas: 3 gramas
  • Sódio: 91 miligramas

Peru (peito)

  • Porção 100 gramas (1 pedaço médio)
  • Valor energético: 110 kcal
  • Proteínas: 24 gramas
  • Gorduras totais: 3 gramas
  • Gorduras saturadas: 1,1 gramas
  • Sódio: 80 miligramas

Chester (peito)

  • Porção 100 gramas (1 pedaço médio)
  • Valor energético: 130 kcal
  • Proteínas: 20 gramas
  • Gorduras totais: 4 gramas
  • Gorduras saturadas: 1gramas
  • Sódio: 200 miligramas

Fontes: Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, em São Paulo, Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, em São Paulo, e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional e Ana Lúcia Lemos, pesquisadora do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

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