Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


"Comia até ver o fundo do prato": atriz muda alimentação e perde 46 kg

Atriz mudou estilo de vida e inclui alimentação saudável e exercícios físicos  - Divulgação/ Instagram
Atriz mudou estilo de vida e inclui alimentação saudável e exercícios físicos Imagem: Divulgação/ Instagram

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

17/12/2018 18h58

A atriz Simone Gutierrez, que estava sumida da televisão há algum tempo, surpreendeu ao retornar 46 kg mais magra do que em sua última aparição na novela Joia Rara, em 2013. A artista se prepara para a atuar na próxima novela das 6 da Rede Globo

O emagrecimento não é recente. De acordo com Elaine Dias, endocrinologista de Simone, faz mais ou menos cinco anos que a atriz a procurou para ver como estava a saúde e começou com o processo de reeducação alimentar. O peso foi perdido ao longo de dois anos, e ela está há aproximadamente três mantendo. 

"Eu nunca lidei bem com restrições. Eu comia até ver o fundo do prato", disse Simone em entrevista exclusiva ao UOL VivaBem. Ela brinca que perdeu quase uma Sandy. "Uma vez eu ouvi que ela pesava 47 kg. Eu perdi 46 kg e acho que foi uma mudança muito positiva, trabalhei muito a minha mente para isso". E como ela conseguiu uma mudança tão drástica?

Depois de atingir 100 kg, Simone procurou Dias e descobriu que estava com gordura no fígado e resistência à insulina (sintoma da pré-diabetes). Além disso, tinha um pequeno nódulo na tireoide, que pode ter sido desencadeado pela obesidade. Sem recorrer a dietas malucas e restritivas, ela mudou os hábitos alimentares e começou a fazer exercícios aeróbicos e musculação para ganhar massa magra.

O que mudou no cardápio da atriz

Simone 2 - Divulgação/ Instagram  - Divulgação/ Instagram
Imagem: Divulgação/ Instagram

"A Simone tinha um perfil hiperfágico, comia muito em grandes quantidades e tinha um paladar muito infantil. Por isso era muito difícil perder peso", revela Dias. 

No passado, a alimentação da atriz era rica em industrializados, açúcares e refinados. Depois da reeducação alimentar, o foco era o consumo de "comida de verdade", com vegetais, frutas, proteínas magras e gorduras boas (castanhas e azeite). "Ela passou a cozinhar mais em casa e organizar os horários para comer", diz Mariana Marcatto, nutricionista clínica funcional e esportiva, que acompanhou a atriz durante o processo. 

Hoje, Simone leva a própria comida para as gravações e se policia para não exagerar nas porções. "Não deixei de comer besteira, mas com a reeducação alimentar não consigo mais comer de forma excessiva."

As mudanças no comportamento para diminuir a ansiedade também foram inseridas no tratamento da atriz. "Ela tomou um pouco de remédio para ansiedade para não descontar tudo na comida e hoje ela lida muito bem com a alimentação", acrescenta Dias. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube