Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Idosa dorme durante autoaplicação de ventosaterapia; médico explica riscos

isTOCK
Imagem: isTOCK

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

14/12/2018 16h58

A ventosaterapia é uma forma de medicina alternativa que utiliza os movimentos de sucção com uma ventosa, espécie de vaso cônico, para melhorar a vascularização e a oxigenação na região em que é aplicada. A prática chinesa é milenar e muitos acreditam que ajuda a recuperar o corpo de lesões ou dores musculares --até grandes atletas como o nadador Michael Phelps e o ginasta Alexandre Naddour são adeptos à técnica. 

Apesar de estudos científicos não comprovarem sua eficácia, alguns especialistas afirmam que a terapia funciona em casos específicos, dependendo de pessoa para pessoa. Em geral, a aplicação é simples e não tem regulamentação oficial no Brasil, mas é sempre indicado que seja feita por profissionais da saúde. 

Tentar a sucção sozinho pode oferecer riscos, como foi o caso de uma norte-americana de 60 anos, reportado pelo periódico científico JAMA. Após sofrer lesões no ombro devido a uma queda, ela aplicou as ventosas em si mesma, mas dormiu por 30 minutos durante a terapia. Quando acordou, o local estava cheio de bolhas, que precisaram ser estouradas no hospital.

De acordo com o dermatologista Caio Lamunier dermatologista do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), a ventosa também é usada para gerar bolhas propositalmente, quando os médicos querem realizar um tipo específico de biópsia, o que não foi o caso da idosa norte-americana. "Se a mulher tivesse dormido por mais tempo, a técnica poderia oferecer perigos mais graves", explica o médico. "Uma aplicação muito longa pode gerar feridas e, dependendo da região, elas podem não se fechar, tornando-se crônicas. Isso é mais comum em idosos, por terem uma pele mais fina."

O especialista reforça que os benefícios conhecidos não devem ser o bastante para que as pessoas procurem a terapia, mas que é necessária uma recomendação profissional prévia. "Dependendo do caso, pode não apenas não trazer benefícios, mas causar efeitos prejudiciais, como no caso de peles muito finas, infecções e fraturas no local da aplicação, pele com muitas varizes e pacientes com trombose."

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube