Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Quanto tempo resistimos sem comer nem beber, como homem preso na chaminé?

Homem é libertado após passar dois dias preso em chaminé de restaurante na Califórnia - Alameda County Sheriff
Homem é libertado após passar dois dias preso em chaminé de restaurante na Califórnia Imagem: Alameda County Sheriff

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

13/12/2018 15h12

Um homem foi resgatado por bombeiros após passar dois dias preso na chaminé de um restaurante chinês, na Califórnia, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (13). De acordo com a polícia, as equipes de emergência encontraram o jovem exausto e sofrendo de desidratação, mas têm expectativas de que ele se recupere completamente

A notícia é angustiante, já que é difícil se imaginar imóvel em uma tubulação de metal por tanto tempo, sem água ou comida. Se dois dias foram suficientes para deixá-lo desidratado e sem forças, por quanto tempo mais ele aguentaria ficar daquele jeito?

De acordo com Abrão Cury, cardiologista e clínico geral do HCor (Hospital do Coração), sem água ou alimentos, o homem não passaria mais de três ou cinco dias vivo. "Esse tempo é muito relativo, pois depende da condição prévia do indivíduo --se ele tinha alguma condição física que diminuísse sua capacidade de resistência, por exemplo --, mas, no geral, esse é o tempo estimado".

O problema maior, na verdade, é ficar sem líquido. Manter-se hidratado é importante porque a água transporta as substâncias no nosso corpo, tanto para nos alimentar quanto para eliminar resíduos pela urina. Mas a reserva do organismo de água é muito baixa, então é preciso repor esse líquido com frequência.

"Sem se hidratar, o organismo começa a entrar em parafuso", alerta Cury. O primeiro sinal de encrenca é justamente o cansaço. A desidratação causa uma redução no volume de sangue, fazendo com que ele fique mais espesso e exigindo mais do coração. Nessas condições, o sangue circula com menos eficiência e a velocidade com que o oxigênio e os nutrientes alcançam os músculos e órgãos é menor.

Além de ter redução no nível de consciência, o indivíduo também sofre desequilíbrios hidroeletrolíticos (quando os níveis de hidratação e eletrólitos estão desajustados), arritmia, insuficiência renal, acúmulo de excretas (substâncias que o corpo precisa eliminar) e, por fim, a morte.

Se ele beber água e não se alimentar, entretanto, o caso é grave, mas não tanto. "Novamente, a condição prévia do corpo também conta, mas a pessoa pode ficar até 15 ou 20 dias de jejum", diz o clínico geral. No começo, ele vai perder peso e ficar desnutrido.

Mas depois de uma semana, corre o risco de hipoglicemia e o corpo começa a queimar gordura para obter energia e, sem seguida, os músculos. "Nós ficamos mais tempo sem alimentos justamente porque temos essa reserva grande de gordura e músculos", explica Cury.

Para não deixar que isso aconteça com você, siga a regrinha básica de ingerir cerca de 30 ml de água por quilo, ou seja, uma pessoa de 70 quilos deve tomar pouco mais de dois litros por dia. Mantenha também uma dieta equilibrada e, claro, evite chaminés de restaurantes.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube