Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


"Perder peso só com alimentação é uma batalha perdida", diz Drauzio Varella

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

28/11/2018 04h00

Se antes o Brasil era assolado pela fome, hoje mais da metade da população está com sobrepeso. A negligência com a balança, óbvio, impacta também nos gastos do governo com a saúde, que já são precários.

"É mais fácil você lidar com a desnutrição do que lidar com a obesidade. Existem mecanismos fisiológicos que protegem o ganho de peso", diz o médico Drauzio Varella, parceiro do UOL VivaBem. Por isso ele afirma que buscar a "perda de peso apenas mudando a alimentação é uma batalha perdida". E dá dicas para ajudar nessa meta:

  • "Você não pode comer tudo que te oferecem", diz o especialista. Hoje a comida está acessível em todos os lugares e é muito fácil cair na tentação e não ter mais regras alimentares;
  • Não fique o dia todo sentado, pois o sedentarismo faz muito mal. Sem atividade feita com disciplina, o controle de peso e a saúde serão mais difíceis.

São questões que já até ouvimos falar, mas são difíceis de aplicar. E para ajudar, a medicina não sabe tratar a doença, segundo ele. "O médico diz para você comer com moderação, mas se você conseguisse fazer isso, não estava indo a um especialista".

VEJA TAMBÉM:

A complexa discussão é um dos temas da segunda temporada de "O Sistema, um retrato da saúde no Brasil", websérie exibida no canal de Varella no Youtube. O projeto conta com cinco episódios e retrata o impacto de alguns dos maiores problemas de saúde do país --da obesidade ao uso de crack-- no SUS (Sistema Único de Saúde).

O UOL VivaBem conversou com o médico sobre o capítulo "O país do sobrepeso", que vai ao ar no dia 12 de dezembro.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube