Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Quer cuidar da tireoide? Veja alimentos que ajudam na saúde da glândula

Bárbara Stefanelli

Colaboração para o UOL VivaBem

23/11/2018 04h00

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde da tireoide, glândula endócrina situada próxima à garganta e responsável pela produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina) --fundamentais para o nosso organismo e funcionamento de todas as células do corpo. A principal matéria-prima para a formação destes hormônios é o iodo.

E o excesso ou falta de T3 ou T4 podem causar, respectivamente, hiper ou hipotireoidismo, e até câncer de tireoide. As causas do mau funcionamento da glândula podem ser várias, a mais comum é genética. Obesidade, cigarro e causas ambientais, como exposição a agrotóxicos, radiação e ao bisfenol A, também podem provocar alterações.

Para saber se há alguma alteração na tireoide, é necessário realizar o exame TSH ou ultrassom da glândula. O tratamento pode ser feito por meio de reposição hormonal. Abaixo, veja quais alimentos colocar no prato e evitar para garantir o bom funcionamento da sua tireoide.

Para montar essa lista, conversamos com Laura Sterian Ward, vice-presidente da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo); Maria de Lourdes, nutróloga do hospital Beneficência Portuguesa (SP); Ricardo Peres, endocrinologista do hospital Israelita Albert Einstein (SP) e Silvia Cozzolino, nutricionista, doutora em ciência dos alimentos e professora titular da USP (Universidade de São Paulo).

Coloque no prato:

A quantidade de sal que você come provavelmente não faz mal à sua saúde - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sal iodado ou marinho
Como dito, o iodo é essencial para o funcionamento da tireoide e este nutriente pode ser facilmente obtido por meio da alimentação, fazendo uso do sal iodado. Acontece que, sem iodo, além de ter a fabricação de T3 e T4 afetada, a pessoa pode desenvolver bócio endêmico --doença erradicada no Brasil e que deixa com o volume da glândula bastante aumentada. A recomendação diária de uso de sal indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 5 gramas.

salmão cru com temperos em chapa - fcafotodigital/Istock - fcafotodigital/Istock
Imagem: fcafotodigital/Istock

Peixes de água salgada, mariscos e algas
Alimentos marinhos também são normalmente ricos em iodo. Ou seja, uma ótima fonte para obter o nutriente, caso você tenha de restringir o sal de sua dieta, por algum motivo de saúde. Mas nada de exagerar: o excesso de iodo também pode causar hipertireoidismo, quando tudo no corpo funciona mais rápido: metabolismo, coração e até pensamento, causando fuga de ideias e nervosismo.

Oleaginosas - iStock - iStock
Imagem: iStock

Castanhas
O selênio, facilmente obtido por meio das oleaginosas, também tem seu papel na produção de TSH (hormônio tireoestimulante), que tem como finalidade estimular a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4. A deficiência deste nutriente também aumenta o risco de Tireoidite de Hashimoto, doença autoimune, cuja principal característica é a inflamação da glândula. O consumo de um punhado raso de castanhas (de sua preferência) por dia já é o suficiente para suprir a necessidade diária.

Melhor evitar:

Proteína de soja pode substituir a carne; aprenda a preparar - iStock - iStock
Imagem: iStock

Soja
Excesso de soja faz mal para o funcionamento da tireoide, por ser um alimento considerado bociogênico. Isso ocorre devido às isoflavonas presentes no alimento É saudável alimentar-se do grão, mas quantidades excessivas causam dano à glândula, diminuindo a produção de hormônios e levando a um estado de hipotireoidismo --quando as funções do corpo ficam mais lentas, deixando as funções cognitivas diminuídas, o intestino lento, pele fica seca, alterações nas unhas e cabelos, grande fluxo menstrual e até dificuldade para engravidar.

brocolis - iStock - iStock
Imagem: iStock

Vegetais crucíferos
O consumo de crucíferas (couve, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor) principalmente na forma crua, em grande quantidade e de forma habitual, pode aumentar o consumo de glicosinolatos. Este composto pode diminuir a captação de iodo pela glândula tireoide e prejudicar a síntese hormonal, levando, inclusive, ao bócio, além de outras disfunções, por conta da deficiência.

sal rosa, sal rosa do himalaia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Sal rosa
Apesar de por muito tempo ter levado o prestígio de ser mais saudável, o sal rosa não é tão bom quanto a fama que tem. Ele não leva adição de iodo e possui praticamente a mesma quantidade de sódio que o sal de cozinha. Na dúvida, opte pelo sal iodado ou marinho.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

O poder dos alimentos