Topo

Tudo sobre AVC

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Assédio moral no trabalho aumenta risco de doenças do coração e AVC

 Assédio moral aumenta o estresse e pode prejudicar o lazer em casa, o sono e colocar sua saúde em perigo - iStock
Assédio moral aumenta o estresse e pode prejudicar o lazer em casa, o sono e colocar sua saúde em perigo Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

21/11/2018 19h23

Você trabalha em um ambiente no qual o assédio moral de chefes e colegas é constante? Saiba que isso pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas e derrame, de acordo com um novo estudo publicado no European Heart Journal.

Durante o trabalho, a equipe de cientistas da Universidade de Copenhague (Dinamarca) rastreou dados de 79 mil adultos da Dinamarca e Suécia, que tinham entre 18 e 65 anos e não apresentavam histórico de doença cardíaca.

Os pesquisadores observaram que os voluntários que viveram grande estresse ou pressão têm um risco 59% maior de sofrer doenças cardíacas, em comparação aos que não foram expostos a nenhum tipo de bullying. Além disso, a probabilidade de ter um AVC é 40% mais alta.

Satjit Bhusri, um dos autores da pesquisa, explicou que o estado de "excitação" constante pode causar danos cardiovasculares graves. "O assédio moral no local de trabalho pode perpetuar um estresse em casa, no sono e até nas férias."

VEJA TAMBÉM:

Bhusri ressalta ainda que as chefias são fontes habituais desse estresse. "O gestor é a pessoa central para manter, promover ou ignorar a grosseria no local de trabalho", diz.

Como reverter o problema?

Já que mudar de chefe é uma tarefa quase impossível, investir em táticas que reduzem o estresse é fundamental para reverter e tentar impedir o desenvolvimento de doenças. Pratique atividades físicas ao ar livre, como corrida e ciclismo, meditação, ioga, treinamento de habilidades cognitivas comportamentais ou tenha um hobby. De acordo com pesquisadores, isso pode ajudar a acalmar as reações individuais e diminuir um ambiente de trabalho hostil.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube