Topo

Pouco carboidrato é bom? Muita gordura é ruim? Qual o consenso médico?

Uma dieta de alta qualidade com pouco açúcar e grãos refinados ajudará a maioria das pessoas a manter um peso saudável  - iStock
Uma dieta de alta qualidade com pouco açúcar e grãos refinados ajudará a maioria das pessoas a manter um peso saudável Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

20/11/2018 10h53

O que é melhor: uma dieta com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos, ou uma dieta com alto teor de gordura e pouco carboidrato? Ou será que é o tipo de gordura que importa?

Em um novo estudo publicado na revista científica Science, pesquisadores da Harvard e diversos colegas concordaram que nenhuma relação específica entre gordura e carboidrato é melhor para todos os seres humanos.

VEJA TAMBÉM:

Além disso, a pesquisa mostrou que uma dieta de alta qualidade com pouco açúcar e grãos refinados ajudará a maioria das pessoas a manter um peso saudável e um baixo risco de doença crônica.

“Este é o modelo de como podemos transcender as guerras de dietas”, disse o principal autor do estudo, David Ludwig, do departamento de nutrição de Harvard. “Nosso objetivo era montar uma equipe com diferentes áreas de especialização e pontos de vista contratantes e identificar o melhor resultado sem encobrir nenhuma possibilidade”.

Os autores começaram as análises questionando evidências de três posições contrastantes sobre as diretrizes alimentares para o consumo de gorduras e carboidratos:

  • O alto consumo de gordura causa obesidade, diabetes, doenças cardíacas e possivelmente câncer, portanto, dietas com baixo teor de gordura são ideais;
  • Carboidratos processados têm efeitos negativos no metabolismo, dietas com baixo teor de carboidrato ou cetogênicas (muito baixo teor de carboidrato) com alto teor de gordura são melhores para saúde;
  • A quantidade relativa de gordura e carboidrato na dieta tem pouca importância para a saúde – o que é importante é o tipo de fonte de gordura ou carboidrato consumidos.

Os cientistas concordaram que, concentrando-se na qualidade da dieta --substituindo gorduras saturadas ou trans por gorduras insaturadas, e substituindo carboidratos refinados por grãos integrais e vegetais não essenciais --, a maioria das pessoas pode manter uma boa saúde dentro de uma ampla gama de porções de gordura e carboidrato.

No decorrer do estudo, os pesquisadores conseguiram criar uma lista de perguntas que, segundo eles, devem ser a base de uma nova agenda de pesquisas nutricionais no mundo. Veja algumas:

  • As dietas com várias proporções de carboidratos em relação à gordura afetam a composição corporal (relação entre gordura e tecido magro), independente da ingestão calórica?
  • As dietas cetogênicas proporcionam benefícios metabólicos além daqueles da restrição moderada de carboidratos e, especialmente, no diabetes?
  • Quais são as quantidades ideias de tipos específicos de gorduras (incluindo a saturada) em uma dieta com muito pouco carboidrato?

É preciso descobrir as respostas para as questões, segundo os cientistas, para conseguir criar recomendações de nutrição mais eficazes.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube