Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas desenvolvem dispositivo que permite identificar HIV com celular

Tecnologia analisa uma gota de sangue e consegue identificar o vírus - Getty Images
Tecnologia analisa uma gota de sangue e consegue identificar o vírus Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

16/11/2018 12h06

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard (EUA) criaram um acessório que se acopla ao celular e, a partir da análise de uma gota de sangue, consegue identificar se uma pessoa tem HIV.

A descoberta foi divulgada em um estudo publicado na revista científica Nature. O dispositivo eletrônico foi desenvolvido com tecnologia de impressão 3D e pode detectar os ácidos nucléicos do RNA do vírus.

Nos testes, a ferramenta mostrou se bastante precisa: apresentou 94% de sensibilidade (capacidade de detectar o vírus em um portador) e 99% de especificidade (capacidade de definir realmente os indivíduos não portadores). Além disso, a tecnologia mostra o resultado em até uma hora e tem baixo custo, apenas U$ 5 por exame.

VEJA TAMBÉM

"Os profissionais de saúde nos países em desenvolvimento poderiam facilmente usar esse dispositivo para realizar testes e monitorar o HIV. Como o teste é rápido, decisões críticas sobre a próxima etapa médica poderiam ser tomadas mais facilmente", disse Hadi Shafiee, um dos autores do estudo.

Embora os resultados sejam promissores, ainda não há previsão de quando a plataforma estará disponível no mercado.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que o texto informava, o acessório consegue identificar se uma pessoa é portadora do HIV, e não de AIDS.