Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas descobrem mecanismo de defesa antibacteriano no nariz

microgen/IStock
Imagem: microgen/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

15/11/2018 11h07

O corpo humano tem várias defesas naturais que protegem contra doenças, mas alguns desses processos ainda são um mistério.

Agora, uma nova pesquisa, publicada no periódico científico Journal of Allergy and Clinical Immunology, mostra que as vias aéreas têm um papel importante em nos proteger das bactérias.

Os pesquisadores descobriram que as células da cavidade nasal contêm complexos proteicos chamados de exossomas, especialmente benéficos quando inalamos bactérias. Uma vez secretados, os exossomas atacam as bactérias e também enviam moléculas antimicrobianas para áreas próximas ao nariz. As mesmas substâncias, de acordo com os cientistas, também estão presentes no muco nasal.

VEJA TAMBÉM

Entendendo como os exossomas funcionam

Para a análise, os cientistas coletaram muco dos participantes e expandiram suas células em laboratório. Para determinar o que acontece quando essas células entraram em contato com bactérias, os responsáveis pelo estudo simularam a exposição e calcularam a quantidade de exossomas liberados.

Os resultados mostraram que os números se duplicaram após a exposição, assim como as moléculas antibacterianas. A equipe então conduziu uma série de experimentos que comprovaram a eficácia dos exossomas em matar as bactérias.

Benefícios para pesquisas de medicamentos

As descobertas podem levar ao desenvolvimento de drogas que aproveitem esse processo de transporte natural que já acontece em nossos corpos.

Como observa Benjamin Bleier, principal autor do estudo, "o nariz oferece uma oportunidade única de estudar diretamente o sistema imunológico de toda a via aérea humana - incluindo os pulmões".

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube