Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Gracyanne diz que Belo só treina braços e não malha pernas. Tem problema?

Não treinar pernas, como o cantor Belo, deixa o corpo desequilibrado e pode sobrecarregar a região mais fraca - Instagram/ Divulgação
Não treinar pernas, como o cantor Belo, deixa o corpo desequilibrado e pode sobrecarregar a região mais fraca Imagem: Instagram/ Divulgação

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

13/11/2018 17h11

Nesta segunda-feira (12), Gracyanne Barbosa compartilhou em seu Instagram uma foto ao lado do cantor Belo que gerou polêmica. Muitos seguidores criticaram o corpo do marido da musa fitness, dizendo que os músculos do artista estão mal distribuídos e suas pernas são finas demais, em comparação aos braços e toda parte superior do corpo.

Incomodada com as reclamações, Gracyanne defendeu o marido e questionou por que as pessoas olham sempre os defeitos dos outros em vez das coisas boas, mas concordou que o cantor deveria fazer mais exercícios para pernas na academia. "Sei que o ideal seria treinar, mas ele ainda não quer. Belo não é atleta, quero que tenha saúde e se sinta bem", afirmou. 

Assim como Belo, muitos homens não se dedicam tanto na hora de malhar os membros inferiores, o que é um erro. Ter um shape desproporcional não é só questão de estética. O corpo fica desequilibrado e, em um momento de grande esforço ou em longo prazo, você pode sobrecarregar a parte mais fraca e ter algum dano nos músculos ou articulações, como joelho e quadril. A mobilidade também tende a ser prejudicada, já que as pernas são responsáveis por "transportar" todo o nosso peso.

VEJA TAMBÉM:

O treino de pernas ainda pode evitar dores nas costas, pois contribui para dar maior estabilidade à coluna. Motivo: determinados músculos da parte inferior do corpo, como glúteos, quadríceps e posteriores da coxas, contribuem no controle do posicionamento da pelve, o que, consequentemente, ajuda a sustentar a lombar. 

    Malhar pernas ajuda no emagrecimento

    O treino de membros inferiores ainda pode ajudar nos resultados de quem quer reduzir gordura. Como nas pernas estão alguns dos maiores músculos do corpo, exercícios para esse região proporcionam um alto gasto calórico e mantêm o metabolismo acelerado depois do treino --pois o corpo queima muita energia para se recuperar do esforço.

    Tem mais: pesquisas mostram que exercícios para pernas como afundo e agachamento geram um grande estresse metabólico e estimulam a produção de testosterona. Além de favorecer a queima de gordura, esse hormônio é essencial para a construção de músculos no corpo todo. Portanto, ao malhar membros inferiores você de certa forma vai favorecer o crescimento dos seus braços, do peitoral, dos ombros. Então, "bora" encarar o leg day na academia com foco e força!          

    Fontes: Rodrigo Paes, professor de musculação da academia Les Cinq Gym e Paulo Correia, fisiologista do exercício e genética do esporte e pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ouvido em reportagem publicada em 13/03/2018.

    SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
    Facebook - Instagram - YouTube